Tipos de calçamento de ruas: asfalto ou paralelepípedo? Vantagens e desvantagens

O preço do imóvel é muito impactado por sua infraestrutura interna e externa. Os acabamentos da construção e da rua onde se localiza influenciam diretamente na valorização do imóvel. A questão dos tipos de calçamento de ruas gera muitas dúvidas nos consumidores.

Por exemplo, quando o asfalto precisa ser substituído pelo calçamento em paralelepípedo. Ou quando é mais viável optar pelo asfalto. Assim, neste post, você entenderá as aplicações em asfalto e paralelepípedo, suas vantagens e desvantagens, além de dicas para sua residência. Acompanhe a seguir!

Tipos de calçamento de ruas: asfalto

O asfalto proporciona um visual mais moderno à vizinhança. Quando olhamos para a história da pavimentação do mundo observamos uma valorização deste tipo de calçamento em detrimento ao paralelepípedo por representar o novo e o futuro. Deste modo, o asfalto passou a caracterizar as áreas urbanas. Principalmente em se tratando da movimentação de automóveis nas ruas.

Onde usar a pavimentação asfáltica

A pavimentação asfáltica é indicada para avenidas, rodovias e ruas em cujo tráfego de automóveis prevalece a alta velocidade e o trânsito intenso. Além disso, como explicado anteriormente, o asfalto é indicado também quando o projeto visa um interesse urbanístico. Veja abaixo a lista de vantagens da pavimentação em asfalto:

Vantagens do asfalto

  • Mais conforto e fluidez para o calçamento de rua;
  • Melhor circulação de carros, ônibus e caminhões;
  • Projeto arquitetônico moderno e urbanístico;
  • É facilmente adequado às necessidades de cada localidade.

Desvantagens do pavimento asfáltico

  • Aquece mais que o paralelepípedo, o que pode ser ruim em localidade de extremo calor;
  • É menos ecológico que o paralelepípedo;
  • Baixa durabilidade (máximo de 5 anos) e requer manutenção com maior frequência;
  • Utiliza recursos menos renováveis;
  • Requer monitoramento frequente das condições de pavimento (a manutenção em camadas de pavimentação asfáltica de condomínios segue algumas regras da ABNT).

Tipos de calçamento de ruas: paralelepípedo

A pavimentação de ruas em paralelepípedo proporciona um visual clássico ao local. É muito presente em bairros mais antigos e locais de preservação histórica. Além disso, é preferível entre os moradores interessados em ruas com número reduzido de tráfego e em menor velocidade. Ademais, o paralelepípedo pode ser usado em diversos lugares, tais como:

Quando usar o paralelepípedo

Como já mencionamos anteriormente, o paralelepípedo é aplicável quando há o interesse de reduzir a velocidade de circulação de automóveis. Isso pode ser necessário em ruas residenciais compostas por casas soltas, a fim de gerar maior tranquilidade aos pedestres e moradores. Em termos estéticos, o paralelepípedo é indicado para fornecer um visual rústico e clássico. Combina, por exemplo, em condomínios de casas.

Vantagens da pavimentação em paralelepípedo

  • É mais ecológica que o asfalto;
  • Possui maior durabilidade;
  • Facilidade de manutenção;
  • É mais resistente;
  • Reduz a velocidade de tráfego na rua.

Desvantagens do calçamento em paralelepípedo

  • Possui menor fluidez para circulação de pessoas e automóveis;
  • Pode deteriorar mais rapidamente pneus e outros itens de automóveis;
  • Proporciona menor conforto.

Asfalto ou paralelepípedo?

Neste post, você viu as principais características destes dois tipos de calçamento de ruas. Tanto o asfalto quanto o paralelepípedo tem suas aplicações.

Em casos de necessidade de maior tráfego e em alta velocidade, o asfalto é o mais indicado. Também cabe melhor em projetos urbanísticos e modernos, como condomínios de apartamentos, por exemplo.

Quanto ao paralelepípedo, é mais usado em áreas mais tradicionais e conservadoras. É indicado em locais com menor circulação de carros, ônibus e caminhões. Sua preferência ocorre quando os moradores desejam que os automóveis circulem em menor velocidade na rua. Além disso, possui menos custos de manutenção, é mais fácil de ser aplicado e reparado e é mais ecológico.

Assim, para escolher a pavimentação ideal para sua rua, calçamento externo e/ou condomínio, analise as vantagens e desvantagens de cada um. Compare às suas necessidades e meça qual dessas duas opções atende melhor a sua necessidade. Leia mais dicas de acabamento e construção nestes posts:

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

1 comentário em “Tipos de calçamento de ruas: asfalto ou paralelepípedo? Vantagens e desvantagens”

Deixe um comentário