Condomínio Fechado: Vantagens e Desvantagens

A casa própria está nos planos e sonhos da maioria dos brasileiros. Mas, qual modelo escolher: casa solta ou em condomínio fechado? A verdade é que não existe decisão certa ou a errada. Porém é possível analisar as vantagens e desvantagens, e chegar a uma escolha adequada para seu padrão de vida, costumes e expectativas. É o que você entenderá melhor neste post

Vale a pena morar em condomínio fechado?

Morar em um condomínio residencial envolve se relacionar com os demais moradores que nele residem. É um convívio próximo com pessoas que pensam e possuem hábitos diferentes dos seus, os quais participarão em conjunto para tomadas de decisão em relação à área residencial.

Além disso, se os gastos são divididos entre os outros moradores, é preciso analisar o preço do condomínio e o custo-benefício dos serviços disponíveis. Por outro lado, a segurança, privacidade e comodidade são maiores no condomínio.

Já deu para ter uma ideia das vantagens e desvantagens, não é? Continue lendo e entenda melhor cada um desses pontos.

Quais as vantagens de morar em condomínio?

Sabe aquela história de contar primeiro a notícia boa? Então… Vamos agora ao lado positivo do condomínio fechado.

Segurança

Para quem tem a segurança como prioridade na hora de investir em um imóvel, a opção do condomínio é a melhor. Nenhum lugar é totalmente seguro, mas residências em condomínio particular são, geralmente, equipados com mais recursos de segurança do que casas soltas. Assim, o morador pode contar com:

  • Guaritas e segurança frequentes;
  • Câmeras de segurança na portaria, muros e ruas dentro do condomínio;
  • Área restrita, fornecendo aos moradores total controle da locomoção pela área residencial;
  • Entre outros.

Privacidade

Se por um lado o morador de condomínio precisa dividir, até certo ponto, espaço com os demais moradores, a sua vizinhança passa a ser mais segmentada.

Assim, a privacidade é maior, de modo que as visitas inesperadas são reduzidas. E não há abordagens descontextualizadas de desconhecidos, como acontece em casas de beira de rua.

Comodidade

Não são todos os condomínios que disponibilizam áreas de lazer e serviços, mas muitos oferecem. Assim, para quem deseja desfrutar de opções de lazer e saúde mental ao redor de sua propriedade, o condomínio particular com áreas de lazer é uma boa opção. A infraestrutura comum neste tipo de investimento residencial envolve:

  • Piscinas;
  • Quadras esportivas;
  • Praças / parquinhos com brinquedos para crianças;
  • Churrasqueira;
  • Academia;

Quais as desvantagens do condomínio particular?

Pronto para conhecer as más notícias? Nem tudo é perfeito, então conheça agora o lado negativo de viver em condomínio fechado.

Convívio próximo com diversas pessoas diferentes

Viver em condomínio é viver com diversas culturas, costumes, pensamentos, etc. E muitos desses podem contrastar com os seus. Dentro do condomínio residencial é como se todos fizessem parte de uma grande família.

Neste sentido, há situações como barulhos de crianças, música alta e de estilos diferentes, animais de estimações, conversas altas, etc. Você está pronto para isso? Saberia lidar com possíveis grandes diferenças logo ao lado ou à frente de sua residência? São pontos a se meditar na hora da tomada de decisão.

Decisões em conjunto

O individualismo e a independência não têm espaço no condomínio fechado. As decisões, como reformas, uso de garagem e áreas comuns, são tomadas junto com os demais moradores.

Ou seja, você precisa saber lidar com concessões e relevar situações não ideais para você e sua família. Desta forma, viver em condomínio é viver em meio a acordos, burocracia, discussões, que mesmo amigáveis, podem gerar certo nível de transtorno.

Condomínio ou casa solta?

Para quem quer fugir do preço de condomínio, ter uma residência completamente independente e prefere não arriscar conviver com vizinhos muito contrastantes, a casa fora de condomínio é mais indicada. Há soluções que combinam segurança e privacidade sem ser em condomínio fechado, como a rua privativa, por exemplo.

Por outro lado, quem é mais flexível, não se incomoda com acordos, relações mais próximas com vizinhos diversificados, almejam por segurança, maior privacidade e serviços dentro da propriedade, pode optar tranquilamente pelo condomínio fechado.

Portanto, na hora de decidir, basta analisar os prós e os contras de cada opção. Uma não é melhor ou pior do que a outra. Apenas pode não ser a ideal para você. Em caso de dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato. Será um prazer indicar a solução mais adequada para suas expectativas!

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário