Casas de esquina possuem maior valorização? Entenda agora!

Como já mencionamos em diversos posts aqui, há diversos critérios utilizados na valorização de um imóvel. A localização é um dos principais, mas o projeto e o acabamento da peça também têm impacto no valor final do imóvel. Entre outros fatores, há o pensamento comum de que casas de esquina possuem maior valorização.

Em termos técnicos isso pode ser discutível. Porém, em termos de consumo geral, há relevância nessa questão. Neste post você entenderá as vantagens e desvantagens de uma casa de esquina, seu impacto no preço do imóvel e como escolher o terreno ideal para a sua construção. Confira!

Afinal, casas de esquina são mais valorizadas?

Em termos de critérios técnicos de avaliação de imóveis, o que agrega valor à propriedade, do ponto de vista financeiro, é a:

  • infraestrutura do imóvel;
  • infraestrutura da região (saneamento, iluminação, transporte e conveniências ao redor, etc.);
  • localização.

Mas, afinal, casas de esquina possuem maior valorização? A questão é que existem diversas vantagens para consumidores preferirem lotes de esquina. Alem disso, os imóveis de esquina são ofertados em menor quantidade do que os demais. Por isso, eles acabam sendo vendidos primeiros.

Assim, dentro do senso comum, os imóveis de esquina podem ter valores predominantes no mercado, compondo preços mais elevados. Porém, isso não vale como regra e pode variar conforme os critérios do avaliador de imóveis.

Casas de esquina possuem maior valorização? Entenda suas vantagens

Mesmo que se apontem muitas vantagens para os terrenos de esquina, existem também contrapontos deste tipo de construção. Por isso, analise com atenção o que melhor se encaixa às suas necessidades. Confira a seguir as principais vantagens das casas de esquina.

Flexibilidade para o projeto

Se você pensa em comprar um terreno para construir, uma vantagem do lote de esquina é a flexibilidade proporcionada. Isso ocorre pelo fato de é possível aproveitar melhor cada espaço deste tipo de terreno, sem se preocupar com outras casas ao redor. Assim, o projeto arquitetônico tem maior liberdade para aprimoramentos estéticos, como a composição de duas fachadas e criação de jardins — o que valoriza a construção.

Maior sensação de privacidade

Muitos consumidores preferem casas de canto por terem nelas maior sensação de privacidade. Primeiramente, por se afastar um pouco das demais casas com vizinhos ao lado. Logo, esse tipo de propriedade oferece uma margem privativa geralmente maior do que as demais construções.

Ventilação e iluminação

Casas de esquina, devido a sua localização, possuem maior ventilação do que as demais. Há menos bloqueio de luz natural e ventilação, o que pode ser trabalhado no projeto arquitetônico de modo a favorecer os ambientes internos da construção.

Possibilidade de investimentos imobiliários

Dependendo das permissões da formatação do bairro, o terreno de esquina pode conter até três casas construídas. Os terrenos do meio do quarteirão só podem receber até duas casas. Para quem pensa em investir em imóveis, isso pode ser interessante.

Casa de canto: desvantagens

De forma geral, as casas de esquina possuem maior valorização, porém também há desvantagens a considerar. Alguns exemplos mais comuns são:

  • Maior tráfego de pedestres e trânsito, o que pode gerar barulhos dentro da casa. Para resolver o problema, o morador poderá ter que investir em um isolamento acústico;
  • Utilização do canto do imóvel por outras pessoas como atalhos, locais de encontro e até mesmo onde os animais de estimação param para fazer xixi.
  • Recuo: Se por um lado a casa de esquina permite um projeto elegante, o recuo do imóvel até a rua pode ser uma dor de cabeça, pois o imóvel deve ter um recuo na lateral da rua, o qual precisa ser de dois a três metros, de acordo com o zoneamento. No terreno do meio esse recuo é só um metro e meio;
  • Maior custo de manutenção, pois o a casa de esquina envolve os custos da construção do muro na maior parte do terreno e das calçadas.

Casas de esquina ou no meio do quarteirão: escolha a sua!

Devido às suas vantagens, as casas de esquina possuem maior valorização no mercado imobiliário, o que pode tornar seu preço um pouco maior do que as demais. Porém, o comprador deve levar outros aspectos em consideração e saber que isso pode variar de acordo com o avaliador de imóveis.

Ademais, analise os pontos negativos das casas de canto, não somente suas vantagens. Pense se os custos de manutenção cabem no seu orçamento e se os inconvenientes não superarão os benefícios. Assim, você pode escolher a casa perfeita para você. Para inspirar sua busca, conheça alguns dos empreendimentos disponíveis no Eusébio:

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário