Preço do Imóvel: Como Avaliar se o Preço Está Justo

Ao procurar um imóvel em Eusébio, a maioria das pessoas busca o melhor custo-benefício. Em meio a isso, pode ficar a dúvida de estar investindo na propriedade, se o preço do imóvel está justo, etc.

Para ter certeza se o valor cobrado está de acordo com o mercado, é preciso considerar alguns critérios, como localização, tempo da propriedade, entre outros. Confira estes e demais critérios ao longo deste artigo!

Como saber se o preço do imóvel está justo

O mercado imobiliário é frequentemente cercado por oscilações de preços, especulações e, em certos casos, discrepâncias — tanto para mais quanto para menos.

Por isso, a melhor forma de saber se o preço do imóvel está justo é fazer mais de uma avaliação. Para ser realizada de forma adequada, a avaliação do imóvel deve ser baseada nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Cofeci (Conselho Federal de Corretor de Imóveis).

Além disso, como o valor final da propriedade envolve diversas variáveis, é necessário um profissional especializado neste ramo imobiliário. Desta forma, unindo mais de uma avaliação, baseada nas normas vigentes, e contando com um profissional experiente é possível realizar uma avaliação de um imóvel de forma justa.

Quais critérios considerar na avaliação de um imóvel

Como introduzido, são muitos os critérios e variáveis que envolvem o preço final adequado de um imóvel. Entenda os principais deles logo abaixo e veja como calcular o valor justo por uma propriedade!

Localização

Este é um dos principais critérios a analisar quando pensar em um investimento imobiliário. Uma excelente casa, ou um apartamento luxuoso em um local sem variedade de acessos, por exemplo, valem menos do que uma propriedade simples em uma localização mais privilegiada.

Portanto, ao verificar o valor de um imóvel no mercado, analise se a localização da construção:

  • Tem boas condições de vias de acessos;
  • Se há conveniências, como: padarias, bancos, restaurantes, escolas, farmácias, etc.;
  • O tipo de bairro: se é um bairro seguro e tem potencial de valorização do metro quadrado, por exemplo.

Essas são as principais análises que você mesmo pode fazer quanto ao critério da localização de um imóvel.

Infraestrutura

Outro critério que diz respeito ao valor justo de um imóvel no mercado é sua infraestrutura. Como uma casa excelente em um bairro perigoso é desvalorizada, da mesma forma uma casa mal estruturada em um bairro nobre.

Assim, acabamento, revestimento e materiais de má qualidade impactam negativamente no valor final do produto. Além disso, avalie se tem e quais tipos de itens o empreendimento oferece aos moradores, tais como:

  • Piscinas;
  • Churrasqueira;
  • Estacionamento;
  • Segurança particular;
  • Academias;
  • Lojas de conveniências;
  • Entre outras áreas de utilidade e lazer.

Verifique ainda, quando existirem, se o padrão de qualidade desses itens é alto ou baixo. Isso também impacta no preço do imóvel.

Tempo de construção / reforma

Investigue a idade da propriedade, se passou por reformas recentes ou se até mesmo será vendido na planta. Tudo isso influencia no valor final. Uma casa ou um apartamento que necessita de reformas é mais desvalorizado do que uma nova construção já pronta para receber moradores.

Da mesma forma, uma peça já há bastante tempo no mercado, porém conservada e reformada, é mais valorizada do que um imóvel mais novo sem manutenção.

Valor do metro quadrado

O corretor imobiliário é o profissional mais apto a indicar o preço do metro quadrado de sua região. Este é mais um critério a ser considerado para fixar um valor final a um imóvel.

Para se ter uma ideia da média de preços de sua região, você pode observar o valor dos imóveis vendidos recentemente, sendo de mesmo tamanho e demais critérios comuns. Desta forma, é possível ter uma base para analisar o mercado e conversar com um corretor imobiliário credenciado pelo CRECI.

Como encontrar o imóvel ideal em Eusébio

Os empreendimentos imobiliários do Eusébio são marcados por melhor custo-benefício, principalmente quando comparado às grandes capitais. Entretanto, para encontrar o imóvel do seu sonho é necessária a orientação e avaliação profissional.

Como abordado neste artigo, apenas uma imobiliária e um profissional experiente podem indicar com precisão as vantagens e desvantagens de adquirir um ou outro imóvel. Além disso, é através de um corretor que você é direcionado quanto a:

Portanto, não busque um imóvel por conta própria. Para encontrar o imóvel ideal em Eusébio, entre em contato e indicaremos o melhor para o seu caso! Se ficou alguma dúvida sobre como averiguar o preço do imóvel, deixe um comentário e responderemos você!

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário