O que considerar antes de comprar imóvel em condomínio

Morar em imóvel em condomínio já virou preferência e tendência em alguns lugares do país. Isso ocorre principalmente em locais com crescimento populacional e desenvolvimento urbano.

Porém, a escolha pela propriedade ideal pode não ser tão fácil. Todavia, analisando os critérios certos e buscando conhecer o funcionamento de um condomínio de imóveis de seu interesse é possível fechar o negócio de maneira assertiva.

Assim, neste post você encontrará tudo o que você precisa saber para escolher um imóvel em condomínio e ser feliz em sua nova moradia!

O que significa imóvel em condomínio?

Viver em um condomínio habitacional significa compartilhar espaços com outros indivíduos e famílias. É preciso ter flexibilidade e capacidade de conviver com uma comunidade composta por diversidades.

Se você está disposto a lidar com isso, ótimo! Este é o primeiro ponto a analisar antes de pensar em viver em condomínio fechado. Entenda outros pontos a seguir.

Convenção do condomínio: direitos e deveres dos moradores

A administração do condomínio precisa de normas comuns aos moradores. Isso garante o melhor convívio entre pessoas que divergem em hábitos e pensamentos. Neste sentido, existe a convenção do condomínio, a qual deve ser seguida por todos os residentes, sejam proprietários ou inquilinos.

Assim, a convenção do condomínio é composta por todas as regras do conjunto habitacional. Nela, deve constar itens como:

  • Descrição do edifício: determinando áreas comuns e exclusivas, por exemplo;
  • Administração do condomínio: definindo o papel do síndico do condomínio e os detalhes de sua função;
  • Assembleias de condomínio: orientar claramente as regras para a realização de assembleias;
  • Regimento interno: regras relacionadas mais ao dia a dia dos moradores.

O que se deve analisar até aqui é o que está descrito na convenção do condomínio e se os termos estão de acordo com o Código Civil.

Se você ou seu corretor de imóveis observar algo divergente do Código Civil ou do Direito do Consumidor, cuidado! Este não é o investimento imobiliário ideal para você.

O que considerar antes de comprar um imóvel em condomínio?

Feito este filtro relacionado à burocracia do condomínio, chega o momento de analisar outros critérios do empreendimento. Veja agora quais são eles:

Localização do condomínio

Este é um dos critérios essenciais na hora de analisar uma propriedade. Principalmente se você busca saber se o preço do imóvel está justo com relação ao mercado.

Assim, observe se o imóvel em condomínio tem:

  • Boas condições de vias de acessos;
  • Conveniências, como: padarias, bancos, restaurantes, escolas, farmácias, etc.;
  • Segurança: se está localizado em um bairro seguro e com potencial de valorização do metro quadrado, por exemplo.

Mensalidade do condomínio Vs. Infraestrutura do condomínio

De acordo com o SECOVI (Sindicato da Habitação), em 2017 o Índice de Custos Condominiais registrou um crescimento de 2,70%, tendo em vista o período de 12 meses (Dezembro de 2016 a Novembro de 2017).

Por outro lado, segundo o próprio sindicato, isso não deve ser considerado como um índice de reajuste da taxa condominial. Afinal, cada condomínio tem sua própria infraestrutura — que pode demandar ou não mais gastos.

Desta forma, analise se o imóvel em condomínio oferece opções de lazer e conveniências de acordo com a mensalidade. Compare os prós e contras depois meça se a propriedade tem um bom custo-benefício.

Construtora do condomínio

Realizar um levantamento sobre a reputação da construtora do condomínio é fundamental para evitar golpes no mercado imobiliário. Basta fazer uma simples busca na internet em sites como o Reclame Aqui, por exemplo. Assim, você pode conhecer a experiência de outros proprietários com determinada construtora.

Fraudes e erros estruturais nos imóveis são alguns dos possíveis problemas na construção de condomínios. Portando fique atento a quem assina o desenvolvimento do projeto do seu interesse.

De acordo com o site da Sienge, entre as maiores construtoras do Brasil estão:

Pesquisando a construtora, conhecendo a convenção do condomínio, analisando sua localização, bem como o custo-benefício da infraestrutura é possível encontrar o imóvel em condomínio ideal para você e sua família. Acrescentamos ainda a importância de contratar um corretor de imóveis autorizado pelo CRECI e afiliado a uma imobiliária confiável em sua região. Portanto, siga essas dicas e garanta o melhor investimento imobiliário!

Leia também:

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário