O que é CRECI e qual sua importância nos negócios imobiliários?

O CRECI, sigla para Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, é o órgão responsável pela fiscalização e registro profissional do corretor de imóveis. Foi criado em 1962, no mesmo dia o qual nasceu o COFECI — Conselho Federal dos Corretores de Imóveis.

Em termos jurídicos, o CRECI pertence ao Estado. Porém, a organização possui certa autonomia para assumir suas funções e dispor seus serviços, tendo a liberdade de se autogerir. Mas, mesmo com essa autonomia, ainda está submetido à fiscalização por parte do Tribunal de Contas da União.

Sendo assim, ao contratar um corretor de imóveis, o primeiro passo é conferir o registro do profissional no site do CRECI, bem como seu histórico no mercado imobiliário. Esta é uma das formas de filtrar os profissionais do mercado e ser orientado pelo consultor de imóveis adequado.

Deste modo, você entenderá neste texto o que é o CRECI, qual sua importância no mercado de corretagem de imóveis e por que você deve conhecê-lo como consumidor e investidor de imóveis.

O que é CRECI e qual a diferença entre o COFECI?

Estes dois órgãos se complementam, visando garantir o funcionamento ético e moral da profissão técnico em transações imobiliárias. No entanto, o CRECI e O COFECI se diferem em finalidades, conforme está definido na Lei n0 6.530/78.

O Conselho Federal orienta, supervisiona, disciplina o exercício da profissão do corretor em território nacional, julga e fixa os valores de multas e penalidades. Enquanto isso, o CRECI funciona como uma “partícula menor”, com diferentes CRECI’s em todo país, e é focado na fiscalização, registro e seleção dos profissionais capacitados para desempenhar a função de corretor de imóveis.

O que é preciso para ser corretor de imóveis?

Para trabalhar como corretor de imóveis a inscrição no CRECI é indispensável. Sem ela, o exercício da profissão se torna ilegal. Após a inscrição, é este órgão o responsável por fazer cumprir as exigências de qualificação do profissional e atestar quem pode desempenhar a atividade.

Portanto, é fundamental para o investidor, ou qualquer pessoa interessada em comprar um imóvel, saber o que é CRECI. Tendo conhecimento disso, o consumidor pode pesquisar com clareza quem de fato está apto a trabalhar como corretor imobiliário.

Como tirar o CRECI e se tornar um corretor de imóveis?

Agora que você já sabe o que é CRECI, também é importante entender como um profissional consegue obter o CRECI e se habilitar para cumprir seu papel dentro da legalidade. Veja a seguir:

Passo 1. Curso de corretor imobiliário

O primeiro passo é investir na formação dentro da área de Gestão de Negócios Imobiliários e/ou em um curso de corretor imobiliário. Desta forma, o interessado na carreira indica sua especialização e capacitação técnica para estar à frente de negociações imobiliárias.

Passo 2. Solicitação do CRECI

A próxima etapa, após a formação técnica, é solicitar o documento CRECI, reportando ao setor de atendimento do órgão de sua região. Existe uma fixa e uma série de documentos necessários para tal fim. Para ter acesso, o interessado precisa entrar em contato com órgão de sua região.

Passo 3. Sessão plenária e entrega da carteira do CRECI

Em seguida, para consolidar sua formalização junto à organização, o interessado deve participar da sessão plenária pública de entrega de sua carteira. A cerimônia é organizada pelo CRECI de sua região, na qual é feita a leitura do juramento ético-profissional.

Tipos de CRECI

É importante destacar que existem dois tipos de CRECI: de pessoa física e de pessoa jurídica. O profissional atuante como corretor imobiliário deve apresentar o CRECI de pessoa física, mesmo que seja proprietário de uma imobiliária — no caso, a única que pode apresentar CRECI de pessoa jurídica.

Como identificar um corretor imobiliário registrado pelo CRECI?

É uma questão de ética profissional que o corretor de imóveis apresente ao comprador, vendedor ou locatário a sua carteira credenciada pelo CRECI. Caso não o faça, o consumidor tem o direito de solicitar a apresentação da identificação devida, sem risco de qualquer constrangimento. A identificação do corretor deve ter, entre outras informações:

  • Foto;
  • Nome completo;
  • Data de inscrição no CRECI;
  • Nº do CRECI.

Além disso, o investidor interessado em operações imobiliárias também pode pesquisar no site do CRECI e buscar o registro do determinado profissional. É interessante analisar também o CRECI da imobiliária e o histórico de ambos no mercado de imóveis.

Por que é importante contratar o corretor de imóveis?

Quando escolhido de acordo com a fiscalização do CRECI, o corretor imobiliário é o mais apto a orientar e dirigir todo o processo burocrático que envolve uma negociação de imóveis. É este profissional responsável a ajudá-lo a:

Considerações finais

Até aqui você obteve um guia completo sobre o que é CRECI. Para finalizar, vamos reforçar qual sua importância no mercado imobiliário, revisando alguns pontos fundamentais para te ajudar na hora de negociar o seu imóvel.

O CRECI é importante para regulamentar o exercício da profissão no mercado imobiliário. Isso é essencial para a segurança tanto do consumidor quanto do próprio corretor de imóveis.

É fundamental para a legalidade, saúde e ética profissional, evitando atritos e prejuízos em uma operação imobiliária. Portanto, contratar um corretor credenciado é o primeiro passo para começar um negócio pleno e bem-sucedido no mercado imobiliário.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre o que é CRECI, escreva um comentário e complementaremos as informações fornecidas neste post. Até a próxima!

Deixe um comentário