Isolamento termoacústico: benefícios e aplicações

O isolamento térmico é frequentemente associado a localidades frias, a fim de manter o ambiente aquecido. Porém, a isolação térmica também é aplicável a locais quentes com o intuito de deixar a temperatura interna do imóvel mais amena. Isso é possível mesmo em locais cuja temperatura ultrapassa os 30ºC.

A isolação acústica, por sua vez, ajuda a bloquear ruídos de dentro e de fora da propriedade, sendo um ótimo recurso para moradias. Assim, o isolamento termoacústico é uma união perfeita — como carne de sol com queijo coalho J. Leia mais e descubra como fazer o isolamento termo acústico de seu imóvel!

O que considerar antes de investir em isolamento termoacústico

O isolamento termoacústico é um adicional ao imóvel, promove conforto, economias e valorização do imóvel. Porém, para adquirir um isolante térmico e acústico adequado, é necessário levar em conta algumas considerações importantes, como:

  • O número de pessoas que vai circular neste ambiente;
  • O tipo de climatização interna utilizada;
  • A quantidade de calor e ruído gerados internamente;
  • A iluminação utilizada no local;
  • Os ruídos externos e suas consequências no dia-a-dia dentro do imóvel;
  • Ventilação disponível;
  • O clima da região.

Como o isolamento térmico e acústico pode contribuir para um imóvel no Eusébio

Situado na Região Metropolitana de Fortaleza, Região Nordeste do País, Eusébio é um município tipicamente quente. O clima da cidade é tropical, com temperatura de 30ºC em meio ao inverno e maiores no verão.

O sol é quente e por isso, além do isolamento termoacústico, é importante verificar antes da compra se o imóvel é nascente ou poente.

O isolamento acústico bloqueia tanto ruídos internos quanto externos

Com relação ao isolamento acústico, o proprietário deve medir, principalmente, seu conforto e necessidades específicas dentro do imóvel. No Centro e suas proximidades, pode-se experimentar ruídos externos maiores do que condomínios residenciais mais afastados. Todavia, não somente o exterior deve ser considerado, mas também os ruídos gerados internamente.

Por exemplo, se um adulto desejar assistir a um filme em sua confortável sala de televisão com o home theater com som de cinema enquanto seus filhos dormem no quarto ao lado? É importante bloquear esse som para não perturbar o sono da criança, não é verdade?

Quais são os benefícios do isolamento termoacústico

Até aqui você já pôde compreender alguns dos benefícios da isolação térmica e acústica. Agora, vamos indicar claramente as principais vantagens que você pode ter ao investir nesse quesito:

1. Acústica residencial: maior bem-estar para você e sua família

Como já exemplificamos, a acústica residencial ajuda a manter uma ambientação sonora adequada dentro de sua casa/apartamento.

Isso vale tanto para barulhos externos, como buzinas e sons da vizinhança, quanto para ruídos internos, como barulhos de panelas de cozinha, som da TV, rádio, studios, etc.

2. Isolamento térmico: casa mais fresca nos verões quentes

Como já mencionamos, o isolamento térmico não se restringe a regiões quentes. Alguns materiais isolantes térmicos (continue lendo para ver dicas de quais ;)), podem deixar a casa mais fresca mesmo em verões acima dos 30ºC.

No Eusébio, unindo um imóvel com ventilação adequada, posicionamento em relação ao sol e esses materiais, a climatização dentro do imóvel se torna mais equilibrada. Isso proporcionada maior conforto e valorização da peça no mercado imobiliário.

3. Economia e retorno do investimento

Coberturas e painéis termoisolantes capazes de refletir o calor proporcionam redução no consumo de energia elétrica, uma vez que diminuem a necessidade de ar-condicionado. Assim, a economia financeira que se tem paga rapidamente o investimento da isolação térmica. Além disso, a durabilidade dos materiais utilizados no isolamento termoacústico é longa, podendo durar o tempo de existência da construção.

Vale lembrar a observação de especialistas, os quais afirmam que a correção térmica ou acústica geralmente é mais custosa e, às vezes, inviável tecnicamente. Por isso, o recomendável é a aplicação dos isolantes durante a execução da obra, planejando-os previamente no projeto arquitetônico do imóvel.

4. Construção civil sustentável

O isolamento térmico e acústico é considerado uma medida sustentável no âmbito da construção civil. A justificativa é sua oferta de

  • Diminuição de consumo de energia;
  • Redução de emissão de poluentes;
  • Durabilidade, desde a construção, uso e operação, até a ou demolição;
  • Qualidade do ambiente interno;
  • Bem-estar;
  • Proteção passiva ao fogo.

Quais materiais usar e como fazer isolamento termoacústico

Na construção civil, tendo em vista a isolação térmica e acústica, os isolantes são recomendados para as coberturas, fachadas, paredes e pisos. Para regiões quentes, como Eusébio e região, os materiais adequados são:

  • Mantas feitas de lã mineral, rocha ou de vidro: é a forma menos custosa de isolante para teto e piso. Serve isolar a casa termicamente tanto para o frio quanto para o calor. Também ajudam a bloquear ruídos externos;
  • Espumas à base de poliuretano e poliscianurato: aplicadas no isolamento interno. São materiais usados no interior da parede, colados como adesivos. Podem ser umidificados para gerar climatização mais amena no interior do imóvel. As espumas também ajudam a reduzir a penetração e expansão do som;
  • Fibras de vidro: ótimo isolante térmico e acústico, ajuda a repelir o sol e a bloquear a saída ou entrada de sons. São usados no interior das paredes e/ou no teto.

Invista no conforto de sua moradia e desfrute de benefícios!

Neste post você compreendeu os benefícios gerados pelo investimento em isolamento termoacústico. O recurso proporciona maior bem-estar, conforto e tranquilidade dentro da sua casa ou de seu apartamento.

Em regiões quentes, como Eusébio, o isolante térmico também é aplicável. Basta escolher o material ideal para isolar seu imóvel termicamente do calor. Fibras de vidro e isolantes umidificados são algumas opções. Não se esqueça de conversar com seu arquiteto e confirme o mais indicado para a sua residência. 😉

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos os benefícios aprendidos neste conteúdo. Até a próxima!

Deixe um comentário