Acabamento de uma casa: entenda sua importância para conforto e valorização

O acabamento de uma casa é um dos critérios usados na avaliação de imóveis. Por isso, os proprietários devem ter em mente a importância do acabamento na obra. Os acabamentos podem valorizar ou desvalorizar um imóvel. Além de proporcionar maior conforto ou causar desconforto e ambientes indesejados.

Neste post, você entenderá por que acabamentos de casas e apartamentos são importantes, qual seu impacto no preço do imóvel e verá ainda algumas dicas para adotar em sua obra. Confira agora mesmo!

O que é o acabamento de uma casa?

O acabamento de uma casa diz respeito aos elementos visíveis da obra. Exemplo destes são pisos, revestimentos de paredes, louças, forros, metais e etc. Todos esses elementos contribuem para a qualidade do projeto final do imóvel, bem como sua valorização no mercado.

Esse é um dos motivos para investir em acabamentos de qualidade para sua propriedade. Entenda mais detalhes a seguir.

Qual a importância dos acabamentos?

O imóvel só está de fato pronto para morar quando seus acabamentos são executados devidamente. Esta é uma etapa tão importante quanto à estrutura da unidade. Afinal, qual o interesse de morar em uma casa ou um apartamento sem pisos, azulejos ou qualquer tipo de revestimento?

Assim, o acabamento residencial é fundamental para o conforto dos proprietários e seus convidados. É essencial para a higienização dos ambientes e bem-estar dos moradores. Logo, uma casa sem acabamento tem menos valor no mercado, pois não é considerada completamente apta para a habitação. Da mesma forma, um imóvel com acabamento inferior acarreta em desvalorização da propriedade.

Desta forma, é de suma importância investir em acabamentos e revestimentos de qualidade. Veja algumas dicas a seguir.

Dicas para o acabamento externo de casas

A primeira impressão do imóvel é projetada pela sua fachada. Deste modo, o revestimento externo precisa ser de bom gosto, adequado e executado com precisão.

Não basta escolher o material propício. É necessário também contratar uma empresa de construção civil competente no que diz respeito ao acabamento de uma casa.

Exemplos do que você deve observar na hora de planejar a fachada do imóvel:

  • Pintura: item mais comum e utilizado em obras, e o menos dispendioso;
  • Madeira: são usadas em fachadas combinando com outros materiais, como concreto e pintura. Deve ser impermeabilizada e/ou envernizada para evitar apodrecimento e cupim;
  • Tijolo: bastante utilizado no estilo de construção industrial, famoso em designs americanos dos anos 1950 – 1960;
  • Concreto: usados em blocos ou inteiros, são elementos menos dispendiosos e, quando bem idealizados, proporcionam um estilo industrial e contemporâneo;
  • Porcelanato: ideal para localidades que sofrem com a umidade, além de proporcionar um visual bonito e elegante, bem como manter o ambiente interno do imóvel mais agradável;
  • Aço corten: dá maior durabilidade aos materiais. É, ainda, um acabamento considerado moderno e bem visto pelo mercado;
  • Pedra: proporciona diversos estios dependendo da execução do projeto, fornece durabilidade à fachada e não exige um orçamento extravagante.

Dicas para o acabamento interno de casas

Além de uma linda fachada, o acabamento de uma casa precisa de um revestimento interno de qualidade. Se a primeira impressão do imóvel é transmitida pelo acabamento exterior, a parte interna é que conquista compradores e locadores. Portanto, planeje cuidadosamente cada detalhe do projeto interno do seu empreendimento.

Os acabamentos internos referem-se principalmente a pisos, azulejos, revestimento das paredes, material e design do teto. Os materiais citados anteriormente também são os mais adotados na arquitetura de casas e apartamentos. O que difere nesta parte são a aplicação e o design de interiores.

Neste ponto, é extremamente recomendável contratar um arquiteto com alta experiência. É por meio da escolha dos materiais e execução da obra que o imóvel terá um ambiente final agradável.

Acabamentos: conforto e valorização para o seu empreendimento

Se você leu atentamente este post, pôde compreender a importância do acabamento de uma casa. Esta etapa da obra ou reforma é essencial para o conforto dos moradores e valorização da propriedade no mercado imobiliário.

Portanto, não deixe de investir em materiais de qualidade, citados anteriormente, bem como em mão de obra qualificada. A combinação desses dois elementos transformará seu imóvel em um grande empreendimento.

E para continuar ajudando você a criar o melhor ambiente residencial, separamos mais alguns conteúdos relacionados. Leia também:

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário