Imóvel nascente ou poente: qual o melhor posicionamento?

O posicionamento em relação ao sol é um dos critérios que devem ser analisados antes de investir em imóveis. Para chegar a melhor decisão, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens do imóvel nascente ou poente. Porém, essa relação muda em algumas regiões.

No nordeste, por exemplo, viver no verão em um imóvel posicionado para o sol poente pode ser muito desconfortável em detrimento do alto calor. Assim, o preço do imóvel posicionado para o sol poente tende a se desvalorizar nesta região.

Entenda neste post essa relação com o mercado imobiliário, como saber se o imóvel é nascente ou poente e algumas dicas para comprar um imóvel de forma assertiva.

O que é o sol nascente / sol da manhã?

O sol nascente é assim denominado quando surge no horizonte pela manhã. Como a Terra gira em torno dela mesma, o sol nasce ao leste e se põe ao oeste. Porém, isso não ocorre sempre. O sol nascente muda durante as estações do ano, não nascendo ou se pondo nos exatos pontos cardeais leste e oeste.

O sol nasce no leste e se põe no oeste entre o início da primavera e do outono. No resto do ano, o posicionamento do sol da manhã e do sol da tarde fica um pouco mais à direita ou à esquerda desses pontos cardeais.

Essa informação é fundamental na hora de verificar a iluminação solar com relação ao imóvel. Portanto, pergunte ao corretor imobiliário ou, se possível, visite o local da propriedade que você deseja adquirir em períodos diferentes antes de fechar o negócio.

O que é o sol poente / sol da tarde?

O sol poente, ou sol da tarde, é denominado quando “some” ao horizonte. Como você viu anteriormente, entre o primeiro dia da primavera e do outono ele se põe ao oeste. Porém, em outros momentos do ano, isso não ocorre exatamente neste ponto cardeal.

O sol da tarde é conhecido por ser “mais forte”. É durante o período do sol da tarde que há os picos mais quentes do dia, principalmente em um país tropical como o nosso. Na região nordeste, isso é acentuado.

O que é melhor, casa nascente ou poente?

Devido à importância dos raios solares para a vida humana, o posicionamento de um imóvel com relação a esse astro é um quesito importante na hora de investir em imóveis. Daí surgiu a expressão casa nascente ou poente.

Para não dúvidas, a casa nascente é conhecido por ter frente para o sol nascente e a casa poente é de fronte para o sol poente. Bem simples e intuitivo, não é?

Ambos os tipos tem suas vantagens e desvantagens, que são atenuadas de acordo com a região do país e até mesmo com a cultura local onde a construção está presente. Na região nordeste em geral, o imóvel poente é desvalorizado, justamente devido ao forte calor característico do local. Veja mais detalhes a seguir:

Desvantagens do sol poente na região nordeste

  • Desconforto: a sensação dentro de uma casa ou apartamento poente pode ser de estar dentro de “um forno”;
  • Maiores custos: para compensar o maior calor devido ao posicionamento do imóvel em relação ao sol da tarde, os moradores desta região mantém o ar-condicionado durante mais tempo, o que eleva os gastos com energia;
  • Luz durante a pré-noite ou além: a luz pela manhã é ótima, mas no início da noite, e às vezes além, pode não ser muito agradável. Isso acaba exigindo o cuidado de manter a cortina fechada entre outras questões relacionadas;

Vantagens do sol da manhã na região nordeste

  • Menos calor nos horários mais quentes do dia: o ambiente dentro da casa com frente para o sol nascente é mais ameno, proporcionando dias mais harmônicos dentro do seu imóvel;
  • Mais tranquilidade: não há tanta necessidade de se preocupar com cortinas e protetor solar dentro de casa;
  • Ter o “sol bom” na frente da casa: o melhor momento para absorver vitamina D, gerada em nosso corpo através da exposição ao sol, é até 10:00h da manhã e depois das 16:00h.
  • Verões menos intensos dentro de casa: o sol poente é ainda mais agressivo durante o verão. Portanto ao optar por um terreno nascente, você garante um verão mais ameno dentro de seu imóvel para você e sua família.

Como saber se o imóvel é nascente ou poente?

Essa nomenclatura está associada ao nascer e cair do sol, se lembra? Na verdade, na hora de procurar um imóvel à venda, o ideal é analisar se ele está localizado ao leste ou ao oeste dos pontos cardeais.

Mesmo quando o sol não nasce exatamente no ponto cardeal ao leste, o sol da manhã se mantém próximo a esta direção. Da mesma forma o sol poente com relação ao ponto cardial oeste.

Para ter certeza, você pode interrogar firmemente o corretor de imóveis responsável pela negociação da propriedade do seu interesse. Além disso, você também pode conferir em um mapa as coordenadas do imóvel, observando se sua posição está mais ao leste (direita) ou ao oeste (esquerda). Feito isso, você saberá se é um terreno nascente ou poente.

Portanto, como você aprendeu neste post, em locais muito quentes, como a região nordeste do país, a casa de frente para o sol nascente é mais valorizada. Pois oferece mais conforto e menos custos de manutenção e de rotina familiar.

Assim, ao investir em imóveis na região, analise o imóvel nascente ou poente através de um mapa ou perguntando ao corretor. Desta forma você estará apto a fazer um bom investimento em imóveis.

Se você estiver procurando por imóveis à venda no Eusébio, escreva um comentário ou entre em contato e indicaremos as melhores opções para as suas necessidades. 😉

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário