Como valorizar seu imóvel para venda: 6 dicas DEFINITIVAS!

Vender sua casa tem se tornado um desafio? Precisa fechar um bom negócio o mais rápido possível? Deseja entender como valorizar seu imóvel para venda? Então, este post é recomendado para você!

Especialistas apontam que um imóvel em más condições dificulta e retarda a venda no mercado. Além disso, a forma como o imóvel é apresentado na hora da visitação também impacta no valor e na agilidade da negociação. Aqui, você encontrará detalhes-chave para uma transação bem-sucedida e dicas definitivas para vender sua casa pelo melhor preço. Confira!

O que valoriza um imóvel

Antes de entrar nas dicas, vale ressaltar o que valoriza um imóvel. Existem critérios usados por avaliadores de imóveis que podem nortear a negociação. Esses critérios podem ser divididos em duas categorias, quais sejam:

  • De infraestrutura do bairro;
  • De infraestrutura do imóvel.

O que está ao alcance do interessado em colocar imóveis à venda é a infraestrutura do imóvel. É necessário pensar tanto no interior quanto no exterior da casa. Fazem parte desses parâmetros de avaliação:

  • O padrão de acabamento;
  • Conservação;
  • Quantidade de cômodos;
  • Tamanhos dos ambientes;
  • O tipo de revestimento usado;
  • Entre outros pontos.

6 dicas de como valorizar seu imóvel para venda

Primeiramente, é necessário calcular o que vale a pena reformar para a venda. É necessário saber o que fazer para vender um imóvel pelo melhor custo-benefício (o que apontaremos a seguir), colocando na ponta do lápis o orçamento de reforma.

Assim, importante é focar no investimento assertivo, capaz de valorizar seu imóvel para venda. Para te ajudar nisso, veja a seguir o que vale a pena fazer para valorizar imóvel.

Dica #1: Limpeza intera e externa

A primeira impressão é a que fica. Muitas pessoas que vendem sua casa não se atentam para o mais simples: a limpeza interna e externa da propriedade. A higienização e organização adequada dos cômodos e das áreas externas, como jardins, garagem e piscina, já geram um impacto positivo nos compradores.

Dica #2: Pintura interna e externa

A pintura é outro fator que impacta na primeira impressão da peça anunciada. Renovar a pintura dos cômodos e da fachada do imóvel é fundamental para agradar os visitantes do imóvel à venda. Isso não gera muitos custos ou esforços. Porém, para valorizar a casa, é necessário investir em uma pintura de qualidade. Outra dica é pensar em cores neutras e claras, evitando cores exóticas.

Dica #3: Acabamento

Como já mencionado anteriormente, se você está visando como valorizar seu imóvel para venda, o padrão de acabamento da casa é um dos fatores principais a se analisar. Se os pisos e azulejos da sua casa estão com algum defeito ou não são novos, o recomendável é trocar tudo. Este investimento impactará significantemente no valor final da venda. Além da pintura medite sobre outros padrões, como:

  • Madeira na fachada;
  • Tijolo no interior e na fachada;
  • Porcelanato, para o revestimento interno da casa;
  • Pedra, para valorizar a fachada e outros elementos internos do imóvel, como um jardim interno.

Dica #4: Elétrica e hidráulica do imóvel

Este é outro elemento da infraestrutura da casa que pode ser reparado ou modernizado a fim de valorizar o imóvel no mercado. Além de fazer os consertos necessários, vale a pena investir em recursos de captação e armazenamento de água, como bombas d’água, poços e sistemas de irrigação. Esse investimento, além de valorizar o imóvel para venda, também pode diferenciá-lo competitivamente no mercado imobiliário da região.

Dica #5: Design de interiores

Outro fator de como valorizar um imóvel para venda que muitos não se atentam é o design de interiores. A questão aqui é proporcionar maior funcionalidade e comodidade aos próximos moradores. Para isso, móveis planejados e um projeto de reambientação dos cômodos podem ser interessantes. Materiais simples e de baixo custo, como drywall, molduras, armários externos e nichos organizadores, rodapés e detalhes em gesso são alguns bons exemplos.

Dica #6: Preparação do corretor de imóveis para as visitações

As modificações do imóvel com o intuito de valorizá-lo não servem muito se não forem informadas e ressaltadas ao corretor de imóveis. Aponte-as ao profissional à frente da negociação e combine com ele argumentos de venda capaz de realçar os pontos fortes do seu imóvel.

Deste modo, você e seu corretor saberão como valorizar seu imóvel para venda. A negociação tem maior potencial de ser bem-sucedida. Tanto em termos do melhor preço de mercado quanto em termos de agilidade da transação.

E você? Tem mais alguma dica que funcionou bem na venda de sua casa? Escreva um comentário e compartilhe com outros leitores!

Deixe um comentário