Casa pronta ou construir? Vantagens e desvantagens

Muitas dúvidas podem surgiu na hora de comprar um imóvel. Se há escolas na redondeza, se o bairro é seguro, etc. E no meio de tantas dúvidas, está uma das maiores entre todas: o ideal é comprar casa ou construir? Se você está interessado em adquirir seu imóvel próprio, provavelmente já ficou entre essas duas opções. Mas, qual a melhor? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? Descubra as respostas agora!

O que considerar ao decidir entre construir ou comprar uma casa?

As duas opções envolvem vantagens e desvantagens. Assim, é preciso pôr cada uma delas na balança e analisar atentamente os prós e contras entre comprar casa própria ou construir casa. De forma geral, é preciso considerar fatores como:

  • Seu fundo de investimento;
  • Tempo de negociação/obra;
  • Disposição para concluir a negociação/obra.

Confira abaixo as vantagens e desvantagens e saiba como utilizar estes fatores em sua análise.

Vantagens da casa pronta

O tempo de mudança pode ser a maior vantagem do imóvel pronto. Diferentemente de comprar um terreno, adquirindo uma casa pronta você já tem um imóvel preparado para receber você e sua família.

Assim, finalizada a negociação, basta fazer as malas, preparar o caminhão de mudança e migrar para o novo lar. Construir do zero impossibilita essa agilidade, uma vez que se torna necessário uma série de etapas até o imóvel estar apto a receber moradores (que abordaremos ainda neste post). Mesmo com obras de reparos, o prazo e orçamento da obra de um imóvel construído são bem menores se comparados à construção.

Desvantagens da casa pronta

A principal desvantagem dessa opção é a falta de personalização do imóvel. Construir uma casa do zero permite projetar sua moradia segundo seu estilo, gosto e necessidades de sua família.

O preço de um terreno mais o valor para construir uma casa, quando bem planejado e com a escolha dos profissionais certos, também pode tornar os custos menores do que de uma casa pronta.

Quero comprar uma casa, e agora?

O primeiro passo é procurar uma imobiliária na sua região. Ao contratar um corretor de imóveis, você atribui mais segurança, praticidade e agilidade à negociação. Portanto, este deve ser o seu ponto de partida.

Após seu primeiro contato com os profissionais de imóveis é fundamental que você também procure conhecer, por conta própria, o mercado imobiliário, o bairro de seu interesse e particularidades do imóvel desejado. Desta forma, você construirá autonomia e maior embasamento crítico para tomar a decisão.

Por fim, ao escolher o seu imóvel, converse com seu corretor e fique por dentro de toda negociação. Este profissional deve sempre te manter informado sobre o andamento do processo e documentações necessárias para comprar um imóvel. Além disso, o corretor também precisa estar apto a te orientar no melhor caminho para adquirir sua casa, como o financiamento imobiliário, por exemplo.

Quero construir casa, e agora?

O primeiro passo para construir sua casa é comprar o terreno. Este processo é bem semelhante à aquisição de um imóvel pronto. Porém, há uma série de etapas a seguir após adquirir um terreno para construir sua casa.

A primeira delas é o projeto, que deve ser feito por um arquiteto e/ou engenheiro. Converse com os profissionais descrevendo como deseja que seja a sua casa e qual o seu orçamento para a construção. É fundamental pensar tanto em termos arquitetônico, elétrico e hidráulico, a fim de evitar problemas futuros com o imóvel pronto.

Com o projeto em mãos, a próxima etapa é o planejamento da obra. Esta etapa é essencial para evitar gastos desnecessários, refação e consequentes atrasos. O planejamento precisa ampliar:

  • Legalização (toda obra deve ter alvará da prefeitura, IPTU em dia e escritura de compra e venda do terreno);
  • Serviços e mão de obra;
  • Tarefas;
  • Prazos;
  • Gastos com material;
  • Gastos com mão de obra,
  • E outros que julgue necessários para o seu projeto.

Com o planejamento em mãos, basta segui-lo, partindo para a legalização, a aquisição dos serviços e mão de obra, divisão de tarefas, acompanhamento de prazos, compra e pagamento de materiais profissionais de acordo com o orçamento planejado, até finalizar a obra. Seguindo assim, você consegue construir casa com satisfação.

Portanto, como você pôde ver neste post, as opções de casa pronta e construir têm seus lados positivos e negativos. Para decidir, é necessário conhecer e analisar cada um dos pontos destacados. Considerando os fatores principais abordados aqui, você consegue tomar a melhor decisão para sua situação. Em seguida, se orientando pelos passos também demonstrados anteriormente, é possível alcançar as expectativas de comprar um imóvel pronto ou construir sua casa. Mas, se restou alguma dúvida, escreva um comentário ou entre em contato. Responderemos com o maior prazer!

Deixe um comentário