Centro de Controle de Zoonoses Eusébio

Zoonoses Eusébio: combate a doenças transmitidas de animais para seres humanos

Juntamente com a Capital Fortaleza, Eusébio tem sido pioneiro em programas públicos de controle de doenças transmitidas de animais para seres humanos (Zoonoses). Exemplo disso foi a participação de ambos no projeto piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral (calazar).

Esse projeto se baseou no encoleiramento munido com deltametrina, repelente e inseticida. A medida é recomendada pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença.

A medida ocorreu nos bairros: Amador,  Coaçu, Encantada, Guaribas, Olho d’Água e Timbu, Autódromo, Centro, Parque Havaí e Urucunema, no Eusébio (CE).

Prefeitura debate criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Eusébio

Como apontado anteriormente, a Prefeitura Municipal de Eusébio tem estado atenta aos casos de Zoonoses no município e região. Logo, o incentivo público para a criação do Centro de Controle de Zoonoses Eusébio é pauta atual nas instâncias municipais locais.

Este ano, por meio de audiência Pública na Câmara Municipal de Eusébio, diversos especialistas na área debateram a importância da criação do CCZ tanto para os animais quanto para os seres humanos.

O que é um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

CCZ é uma unidade de Saúde Pública cujo objetivo primordial é a prevenção e o controle de zoonoses — doenças transmitidas de animais para seres humanos, tais como:

  • Raiva;
  • Calazar;
  • Doença de Chagas;
  • Etc.

Podem-se encontrar Centros de Controle de Zoonoses em todo o País. O tema “Zoonoses Eusébio” é, atualmente, uma questão de Saúde Pública, que visa o bem-estar da população regional bem como dos animais locais.

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário