Centro de Controle de Zoonoses Eusébio

Zoonoses Eusébio: combate a doenças transmitidas de animais para seres humanos

Juntamente com a Capital Fortaleza, Eusébio tem sido pioneiro em programas públicos de controle de doenças transmitidas de animais para seres humanos (Zoonoses). Exemplo disso foi a participação de ambos no projeto piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral (calazar).

Esse projeto se baseou no encoleiramento munido com deltametrina, repelente e inseticida. A medida é recomendada pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença.

A medida ocorreu nos bairros: Amador,  Coaçu, Encantada, Guaribas, Olho d’Água e Timbu, Autódromo, Centro, Parque Havaí e Urucunema, no Eusébio (CE).

Prefeitura debate criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Eusébio

Como apontado anteriormente, a Prefeitura Municipal de Eusébio tem estado atenta aos casos de Zoonoses no município e região. Logo, o incentivo público para a criação do Centro de Controle de Zoonoses Eusébio é pauta atual nas instâncias municipais locais.

Este ano, por meio de audiência Pública na Câmara Municipal de Eusébio, diversos especialistas na área debateram a importância da criação do CCZ tanto para os animais quanto para os seres humanos.

O que é um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

CCZ é uma unidade de Saúde Pública cujo objetivo primordial é a prevenção e o controle de zoonoses — doenças transmitidas de animais para seres humanos, tais como:

  • Raiva;
  • Calazar;
  • Doença de Chagas;
  • Etc.

Podem-se encontrar Centros de Controle de Zoonoses em todo o País. O tema “Zoonoses Eusébio” é, atualmente, uma questão de Saúde Pública, que visa o bem-estar da população regional bem como dos animais locais.

Deixe um comentário