Pontos turísticos de Eusébio que você precisa conhecer

Eusébio é um pequeno município situado na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Além de ser passagem para os visitantes das praias do litoral cearense, o município tem seus próprios pontos históricos. Estes abrangem grandes construções, que remontam a história de Eusébio, e belas formações naturais, como lagoas e rios.

Neste post, reunimos os principais pontos turísticos de Eusébio, descrevendo seus respectivos endereços e recentes passeios turísticos realizados nos locais. Conheça cada um deles e comece a planejar sua visita na cidade!

Saiba quais são os pontos turísticos de Eusébio que você não pode deixar de visitar!

Lagoa da Precabura

Começando pela natureza, quem está visitando o Eusébio não pode deixar de conhecer a Lagoa da Precabuna. Ela está situada entre a Capital Fortaleza e o município do Eusébio. A lagoa é o maior espelho d’água da Região Metropolitana de Fortaleza. Reune grande variedade de espécies marítimas.

No local, o visitante encontra também um rico ecossistema. Com flora privilegiada, destacam-se na região as famosas dunas, um tipo de montanha de areia formada a partir de processos eólicos (ventos). E também as carnaúbas, tipo de palmeira típica do Nordeste brasileiro.

É um ótimo local para lazer e diversão com toda família, que permite conexão direta com a vegetação nativa da região. Desta forma, a Lagoa da Precabura é um dos pontos de turismo no Eusébio que vale a pena conhecer. É possível chegar à lagoa pela CE-040, na altura dos bairros: Encantada, Mangabeira, Lagoinha e Precabura.

Rio Pacoti

O Rio Pacoti é mais um dos pontos turísticos de Eusébio ligado a atividades ao ar livre. Na região, a linda vista natural está garantida! Este é um dos mais importantes cursos d’água da Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza. Nele, é possível fazer passeios de barco e outras atividades relacionadas.

Para ficar ainda melhor, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado planejou um projeto de florestamento e reflorestamento na área. Serão 25 hectares de espaço trabalhado. O projeto abrange o cercamento de toda a área e a implantação de placas de identificação.

Assim, quem curte turismo ecológico e conexão com a natureza não pode deixar de conhecer esta região privilegiada de Eusébio. O caminho até ele pode ser feito pela rodovia CE-010, que passa pelo bairro de Lagoinha, no Eusébio.

Autódromo Internacional Virgílio Távora

O Autódromo Internacional Virgílio Távora, também conhecido como o Autódromo do Eusébio é o local onde são sediados campeonatos de automobilismo nacionais e provas internacionais. É, pois, um patrimônio municipal presente na história de Eusébio. O autódromo já recebeu corridas da

  • Copa Truck;
  • Fórmula 3;
  • Fórmula Ford
  • 6 horas do Cear;
  • e diversas outras.

Nele também ocorrem eventos para o público interessado por carros, como o Race Cartel Track Day. Atividades como rachas noturnos e outras atividades automobilísticas estão frequentemente acontecendo no autódromo.

Portanto, se você é apaixonado por carros, corridas e esporte, este é um ponto turístico de Eusébio que não pode ficar fora de seus planos. O Autódromo Internacional Virgílio Távora está na Avenida Ayrton Senna, 01 – Eusébio – Ceará. O trajeto percorre a Avenida Washington Soares ou Rodovia BR-116, seguindo pela CE-040.

Praça 23 de junho (Praça Matriz)

A Praça 23 de Junho, também conhecida pela Praça Matriz é um local que marca a história do município. Ano passado (2017), fez parte do cronograma turístico de escolas do município em homenagem aos 30 anos de emancipação de Eusébio.

A praça recebe frequentemente eventos municipais e estaduais, como a Arte na Praça, que ocorreu em 6 cidades cearenses em 2016. Este evento levou ao Eusébio ações gratuitas de lazer e cultura, criadas especialmente para crianças da região. Além disso, o local também reúne construções históricas como a Igreja Matriz de Eusébio.

Este é um ponto interessante para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura e trajetória de Eusébio como município independente. A Praça Matriz se encontra na Av. Eusébio de Queiroz, s/n.

Venha conhecer o Eusébio!

Agora que você já sabe quais são alguns dos principais pontos turísticos de Eusébio, agende sua visita e venha conhecer o município!

Na região, você também desfruta de restaurantes tradicionalmente sertanejos e construções que marcam a história da cidade. É um bom local para passear com a família, praticar algumas atividades ao ar livre e desfrutar de um lazer diferenciado. Se você tem mais alguma dica de turismo no Eusébio, escreva um comentário e compartilhe com os demais leitores. 😉

Deixe um comentário