História e Economia do Eusébio: Como Tudo Começou…

Ainda não conhece a história de Eusébio? Então, Descubra neste post tudo o que você precisa saber sobre este lugar que tem chamado atenção de muitos brasileiros!

Eusébio é um pequeno município da Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. Está localizado a apenas 25 km do centro da capital, bem servido de rodovias e acessos, como a CE-040 e a BR-116.

Pequeno em tamanho, 79 km2 de área territorial e cerca de  52,667 habitantes (IBGE, 2017), mas gigante em desenvolvimento humano e econômico. De acordo com o levantamento da consultoria americana Austin/Ranting, Eusébio é atualmente um dos melhores lugares do país para se viver. É também local de grandes oportunidades para empreender, principalmente em se tratando de investimento imobiliário.

Economia

A economia de Eusébio está aquecida, sendo o município cearense com o maior número de empresas cridas na região entre 2016 e 2017. O setor de construção civil foi o que mais empregou neste período.

Outro setor marcante na história de Eusébio é o industrial, responsável por seu aceleramento econômico, o qual culminou em sua emancipação como município.

Esse setor é composto por 150 indústrias de grande porte instaladas nos seus três polos industriais (Jabuti/Pedras/área central — Grande Sede). Isso representa cerca de 62,37% da economia local.

Os setores de comércio, serviços e agropecuária fecham o quadro econômico do município, também gerando emprego e renda ao local.

História de Eusébio: A origem do nome do município

O nome do município pode ser uma alusão ao ex-ministro da justiça e senador Eusébio de Queirós, autor da lei que extinguiu o tráfego de escravos no país.

Outra teoria popular existente dá alusão de que o lugar carrega o nome de um antigo morador do local, conhecido como “Seu Eusébio”. Este, foi dono de uma casa que servia de parada para hospedar comerciantes que transitavam na região, rumando à Fortaleza.

Raízes de Eusébio

As terras que rodeiam os rios Pacoti e Coaçu, localizadas entre Aquiraz e Messejana, tinham como habitantes tribos indígenas pertencentes ao tronco tupi. Posteriormente, o local recebeu religiosos e oficiais portugueses, os quais visavam catequizar os índios.

Eusébio já tinha este nome em 1938, quando ainda era um distrito de Aquiraz — hoje outro município pertencente ao estado do Ceará. Ainda no século XX, com a criação e desenvolvimento da indústria, a economia de Eusébio acelerou. Isso acarretou em sua emancipação como município em 1987, cuja administração foi de Edson Sá, primeiro prefeito de Eusébio.

Turismo, lazer e moradia

É possível fazer os três em Eusébio: turismo, lazer e moradia. Apesar de estar situado na Região Metropolitana de Fortaleza, o município se assemelha a uma cidadezinha de interior. Assim, é um lugar tranquilo, com ótimas ações preventivas e corretivas de segurança, o que proporciona bairros seguros aos moradores.

O clima tropical, o relevo composto por dunas e tabuleiros, linda a paisagem por todo município atraem turistas. Isso traz de forma significativa o interesse do comércio e de investimentos imobiliários. Exemplos são o Polo Tecnológico e Industrial de Saúde do Eusébio (Ptis), empreendimento com aporte de 4,5 bilhões de reais, shoppings center e a Cidade Alpha Ceará, um dos projetos urbanos mais sofisticados do país.

Além disso, as principais franquias do ramo alimentício estão presentes na região. Há ainda uma variedade de boas opções de deliverys em Eusébio, para quem prefere receber seu prato em casa.

O município agrega mais de 100 restaurantes variados, desde comida chinesa a regional. As franquias de fast food também crescem em Eusébio, estando presentes no município grandes nomes, como Bebelu e Subway.

Crescimento constante

Desde sua origem, que reúne riquezas culturais enraizadamente brasileiras, até hoje, este município cearense mostra suas virtudes. A história de Eusébio aponta claramente seu potencial e resiliência. Isso torna o pequeno local um destaque estadual e — por que não dizer — nacional.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este município cearense? Deixe seu comentário e nos conte sua opinião!

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário