Por que Eusébio é a cidade com melhor IDH do Ceará

A história de Eusébio é composta por persistência, desenvolvimento e crescimento acima da média. De forma gradativa, o pequeno município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, se tornou a cidade com melhor IDH do Ceará.

Mas o que isso significa? Por que esta é a cidade com melhor IDH do Ceará? O que torna Eusébio uma das melhores cidades do Ceará para morar? Entenda isso e mais a seguir!

O que é IDH, afinal?

O IDH — Índice de Desenvolvimento Humano — é uma medida comparativa que usa critérios indicadores, como: Educação, Saúde e Renda, para nivelar o desenvolvimento humano das cidades e países.

O índice varia de 0 (zero) a 1 (um). Assim, países com IDH até 0,499 são considerados com desenvolvimento humano baixo. Enquanto países com índices entre 0,500 e 0,799 são vistos como desenvolvimento humano de nível médio. Por fim, países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano alto.

O IDH recente de Eusébio marcou 0.8782 pontos — sendo considerado de desenvolvimento alto e ocupando o primeiro lugar no estado. Em termos nacionais, o município tomou a 17ª posição.

Outro dado interessante é o IDM — Índice de Desenvolvimento Municipal. Eusébio atingiu o maior IDM do Ceará (76,71), ultrapassando a Capital, Fortaleza (71,82). Este é um dos motivos pelos quais você deve escolher Eusébio para viver — afinal, este município é um dos classificados como o melhor lugar para se morar no Ceará.

Por que Eusébio é a cidade com melhor IDH do Ceará?

Eusébio tem um dos melhores sistemas de Educação do país. As escolas particulares frequentemente se destacam nos resultados de vestibulares nacionais. Além disso, a maioria delas, inclusive as de administração pública, oferecerem soluções pedagógicas de boa qualidade, como o sistema de tempo integral.

O Sistema de Saúde no Eusébio também é destaque no Ceará. O município investe em tecnologia e inovação, como é o caso da criação do Distrito de Inovação de Saúde. Os serviços públicos de Saúde fornecidos pelo município já são adotados por cerca de 98,57 habitantes da cidade.

E em termos de Renda, Eusébio é consideravelmente melhor quando comparado com o resto de estado. O PIB per capita de Eusébio é elevadíssimo, representando uma economia forte e sustentável. Isso também tem gerado no município áreas residências de alto padrão, com a vantagem de ser próximo de Fortaleza. Reunindo todos estes critérios, Eusébio conseguiu ser a cidade com melhor IDH do Ceará.

Por que Eusébio pode ser considerado uma das cidades mais seguras do Ceará?

O estado do Ceará tem sido abalado por uma onda de violência. Em Janeiro deste ano (2018) já foram 456 pessoas assassinadas no estado, um dos piores números neste período comparado aos últimos 5 anos.

Em meio a tantas turbulências na área de Segurança, as administrações estaduais e municipais estão unindo forças a fim de tornar o Ceará um lugar pacífico. Tendo isso em vista, diversos programas contra a violência e criminalidade foram implementados no Ceará.

E Eusébio tem investido em planejamento e Segurança Pública. Com ações preventivas e corretivas contra o tráfico de drogas, vigilância nas estradas e rondas diárias, a Segurança no Eusébio tem se fortalecido.

Como resultado de programas como o Raio e ações conjuntas com a Polícia Civil e Militar, a administração pública do município conseguiu reduzir os índices de criminalidade na cidade em 60%.

Como Eusébio conquistou o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Ceará?

Planejamento Plurianual

Em meados de Novembro de 2017, a prefeitura já tinha definido seu plano de ações, objetivos e metas da administração pública para o quatriênio 2018-2021. Isso tem sido feito com o intuito de viabilizar as implementações necessárias para o desenvolvimento sustentável do município. Este posicionamento tem impactado positivamento a região, ajudando a elevar o lugar como a cidade com melhor IDH do Ceará.

Investimentos públicos e particulares

A previsão de investimento da prefeitura de Eusébio para a implementação dos projetos programados entre 2018-2021 é de R$ 1,3 bilhão. Este aporte está planejado para a promoção da cidade, bem como programas de:

  • Gestão, manutenção de serviços;
  • Infraestrutura e serviços;
  • Transporte;
  • Desenvolvimento social e seguro.

Ademais, com o crescimento econômico ocorrido nos últimos anos, Eusébio também tem atraído investimentos de diversas empresas do país, como a:

  • MRV Engenharia
  • Alphaville Urbanismo
  • Entre outras grandes organizações.

Assim, investir em imóveis no Eusébio tem sido um dos principais empreendimentos na região.

Foco em avanço

Eusébio tem crescido rápido através de políticas públicas que visam maior qualidade de vida para a população. Porém, segundo a prefeitura, “é preciso avançar, são muitos desafios”.

Assim, tanto a administração pública quanto os empresários e demais cidadãos visam o desenvolvimento do futuro da cidade. O município se destaca por visar medidas, ações e investimentos sustentáveis — que se prolonguem e beneficiem a economia do município de forma constante. Para isso, é necessário manutenção e inovação, atributos que não faltam na cidade.

Desta forma, Eusébio conquistou o maior IDH do estado, se tornando a cidade com melhor IDH do Ceará. Não foi fácil. Isso foi fruto de muito trabalho, investimento privado e público, bem como a participação dos cidadãos. Como resultado, o município atualmente é considerado um dos melhores lugares do Ceará para se viver.

Se precisar de alguma dica de imóveis à venda ou outras informações, escreva um comentário e nos diga o que você espera encontrar no Eusébio.

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário