Segurança no Eusébio: Implantação do Raio Eusébio

O Raio é um novo projeto de segurança sucessor do Ronda Quarteirão — projeto de “Polícia Cidadã” idealizado pelo ex-governador do Ceará, Cid Gomes. O objetivo do projeto é resolver as carências de segurança deixadas pelo projeto de Cid Gomes. A implementação começou na Região Metropolitana, e em Dezembro de 2017 chegou ao Eusébio. Veja a seguir mais detalhes sobre a segurança no Eusébio e a implementação do Raio no município.

O que é o Raio

O Raio é um batalhão de policiamento e rondas desenvolvido pelo governo de Camilo Santana, do Ceará. O objetivo do batalhão é combater a crescente violência nas áreas metropolitanas e tornar o Ceará mais pacífico.

Em Outubro e Novembro de 2017, o Raio foi implementado em três grandes regiões de Fortaleza: Parangaba, Messejana e Vila Velha. O batalhão foi reforçado por 104 policiais, divididos em 14 equipes com 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas. Além disso, houve o investimento de mais de R$ 2,8 milhões na aquisição de veículos e equipamentos pelo Governo.

Os planos para o projeto são de aumentar em mais 202 policiais o grupamento em Fortaleza até Abril, o que representará o dobro operacional do Batalhão. Assim, o número de policiais na capital vinculados ao Raio totalizará mais de 600 policiais.

Implementação do Raio em Eusébio

Depois de outros pontos estratégicos da Região Metropolitana de Fortaleza, chegou a vez do município de Eusébio receber a implementação do Raio. A entrega do efetivo ocorreu na noite de 26 de Dezembro de 2017.

O Raio em Eusébio recebeu 37 homens, 16 motos e uma viatura 4X4 específica para a atuação no município. Além disso, Eusébio contará com uma sede exclusiva do batalhão.

“Hoje estamos entregando 16 motos e uma viatura que vão rodar por 24 horas no Eusébio. […] Aproveito para anunciar que aqui faremos uma ação integrada com a prefeitura; se trata de uma central de monitoramento, com câmeras, envolvendo todos os órgãos de segurança. Mas nenhum Estado resolve a questão da segurança sem prevenção. Aqui no Eusébio, 90% das escolas já são de tempo integral e ano que vem vai ganhar mais uma” — Camilo Santana, governador do Ceará, na inauguração do Raio em Eusébio.

Segurança em Eusébio

Assim, a segurança em Eusébio foi redobrada. O problema da violência pode até ser um agravante em regiões metropolitanas. Todavia, quando há prevenção e medidas corretivas, a insegurança pode ser contornada e até mesmo vencida.

Além do Ronda, o município de Eusébio possui diversas outras ações de combate à violência. Não por consciência, o índice de criminalidade na cidade caiu em torno de 60%.

Ações que tornaram e mantém Eusébio seguro

Esse resultado se deu através de programas específicos, dentre os quais o antecessor do Raio — o Ronda — fez parte. Além do batalhão e patrulhamentos, Eusébio conta com programas e projetos antidrogas, levando educação a escolas visando o alerta sobre os danos do uso de narcóticos.

Há também o Ronda Escolar, o qual atua de forma preventiva ao redor de escolas municipais, protegendo tanto alunos quanto profissionais de educação. Este programa também se dispõe a fazer palestras para crianças e adolescentes alertando-os quanto ao uso de drogas.

A segurança em Eusébio conta ainda com um forte sistema de monitoramento através de câmeras implantado nas principais avenidas do município. Pelo sistema, é possível proporcionar maior segurança nas vias. Além de facilitar o acionamento mais ágil dos órgãos de segurança para as ações ostensivas.

Eusébio é um lugar seguro?

Neste cenário, Eusébio pode ser considerado um município no caminho da pacificação e da segurança. O Centro e outros locais já contam com patrulhamento frequente, sendo um dos 5 bairros mais seguros de Eusébio.

Portanto, como você pôde constatar neste post, a segurança em Eusébio tem sido progressiva. Alinhada aos projetos estaduais, o município é ainda mais reforçado no quesito de proteção aos moradores e turistas. A implementação do Raio em Eusébio é um dos exemplos de sucesso de combate à criminalidade na região, tornando o município um lugar melhor para se viver.

Imagem e dados sobre a inauguração do Raio Eusébio: <http://www.oestadoce.com.br/ceara/governo-do-ceara-reforca-policiamento-na-rmf-com-implantacao-do-bpraio-em-eusebio>

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário