8 Dicas de decoração para um lar perfeito!

Está precisando de dicas de decoração para dar um novo visual ao seu lar? Pode parecer difícil, mas com um pouco de atenção é possível chegar à decoração ideal dos ambientes para sua casa.

Mas, além do seu gosto pessoal, é necessário pensar na funcionalidade, praticidade e no conforto da nova arrumação.

Afinal, uma ideia pode ficar ótima na sua mente, mas diferente no cômodo real. Porém, com algumas dicas simples, você pode evitar essa situação. Veja ao longo deste post como decorar os principais cantinhos do seu imóvel!

Dicas de decoração

Antes de começar…

Mesmo sendo algo pessoal, que transmita o seu estilo, você precisa analisar alguns pontos antes de decorar os ambientes da sua casa. Como mencionado na introdução, o design não é apenas estética. Ele também diz respeito à funcionalidade e comodidade na sua rotina diária.

Afinal, o que adianta ter uma sala de estar linda, mas sem os itens essenciais para o seu lazer? Ou uma cozinha com mais armários do que você realmente precisa?

Assim, você já consegue perceber que é preciso refletir sobre:

  • Espaço disponível em cada ambiente do seu lar;
  • Tipo e estilo dos móveis;
  • Disposição dos móveis;
  • Cores;
  • Objetos como: cortinas, abajures, lustres, tapetes, adesivos e outros;
  • E por aí vai.

Decoração sala

Leia algumas dicas simples para decorar salas!

1. Utilize almofadas

Ideia simples de decoração que pode proporcionar um visual incrível para sua sala. As almofadas dão conforto e são ótimos itens decorativos. Postas harmoniosamente às suas poltronas e sofás, elas fornecem um ambiente alegre e elegante.

A estampa das almofadas pode ser da mesma tonalidade dos móveis, piso e paredes. Ou, se o seu ambiente já tem cores neutras, com paredes cinza, por exemplo, você pode tentar almofadas com cores mais chamativas e com desenhos.

2. Combine cores neutras e vibrantes

Como mencionado no tópico anterior, paredes e pisos de cor neutra, como preto, branco ou cinza, dão a possibilidade de brincar com outras cores. Por exemplo, se o seu ambiente tem paredes cinza, você pode colocar uma parede especial em verde, ou outra cor mais vívida.

Da mesma forma os móveis. No mesmo exemplo, você poderia utilizar alguns móveis, como cadeiras e pufs coloridos, em amarelo, roxo, etc. Isso pode gerar um ambiente leve, divertido, moderno e estiloso.

3. Use tapetes

O tapete é outro objeto decorativo que traz conforto e beleza. Para não errar, você pode escolher uma cor neutra para a peça, ou algo na tonalidade do piso e móveis.

E não se esqueça da funcionalidade: pense no tamanho ideal para a sua sala, sem exagerar para mais ou para menos. O ideal é que o tapete esteja em harmonia com toda sala, sem contrastar. Uma boa dica de posicionamento é no centro da sala.

4. Utilize quadros

Os quadros são excelentes decorativos para casas e apartamentos. A mesma dica das cores vale para as molduras: cores neutras são mais fáceis de combinar com os demais utensílios do lar. Portanto, opte por quadros brancos, pretos ou cinza.

Quanto aos formatos das molduras, tente ousar. Procure formas redondas, triangulares, ou outra opção mais criativa. Isso dará mais modernidade e estilo à sua sala.

Decoração quarto

Veja como transformar seu dormitório em um lugar ideal para lindos sonhos!

5. Coloque somente os móveis necessários

Na tentativa de ter o quarto ideal, muitas pessoas pensam em inserir diversas utilidades decorativas no mesmo cômodo. Mas isso pode ser um erro e gerar um visual poluído ao quarto. Desta forma, pense simples. Afinal, o quarto é o lugar projetado para ser um dormitório.

Portanto, disponha harmoniosamente sua cama com o mínimo de móveis possível. Se não tiver um closet, planeje cuidadosamente os armários e demais objetos para este cômodo.

6. Use paredes de cores escuras para quarto de casal

As cores escuras em paredes, como tonalidades de marrom, vinho ou até mesmo preto, proporcionam um ambiente perfeito para relaxar. É uma dica de decoração excelente para quem busca um quarto elegante e confortável para pegar no sono.

Os móveis do cômodo podem ser mais claros. O preto e branco sempre combinam bem. Pode ser uma boa opção para ter um sono tranquilo.

7. Use Abajures

O quarto equilibrado com paredes mais escuras e iluminação branda com abajures proporciona sofisticação, conforto e um ambiente aconchegante.

É também uma ótima opção para quartos infantis. Afinal, crianças podem acordar durante a noite e a luz é essencial para evitar quedas e outros tipos de acidentes.

8. Escolha as cortinas com atenção e precisão

As cortinas são essenciais para o dormitório, seja de casal, solteiro adulto, criança, jovem ou adolescente. Então, você precisa escolher suas cortinas para quarto com muita atenção e precisão.

Para isso, meça as janelas do cômodo e, para que a cortina fique bonita e funcional, deixe uma margem de pelo menos 20cm para cada lado. Ou seja, sua cortina deve “sobrar um pouco para os lados”, a fim de evitar frestas de luminosidade. Quanto ao cumprimento da altura da cortina, o ideal para quartos é que ultrapasse bastante a altura da janela, podendo chegar perto do chão.

E essas foram as 8 dicas de decoração para transformar seu lar! O importante é pensar com calma e paciente, analisando seus espaços e possibilidades. Combine cores neutras e vibrantes, use quadros com formas inovadoras e outros itens de seu gosto. Mas não se esqueça da funcionalidade, comodidade e praticidade. Assim, você criará ambientes perfeitos para seu lar!

Você tem outra dica que não foi abordada neste post? Escreva um comentário e compartilhe conosco!

Deixe um comentário