Como financiar um imóvel pela Caixa Econômica em 3 Passos

A aquisição de um imóvel é um sonho comum, principalmente quando se trata da casa própria. Neste sentido, a Caixa Econômica Federal oferece diversas modalidades de financiamento de imóveis. As condições para comprar, construir, reformar ou concluir um imóvel são diferentes. Neste post, será abordada a modalidade de compra, mais especificamente de habitação. Confira a seguir como financiar um imóvel pela Caixa Econômica!

Quero financiar um imóvel pela Caixa Econômica, como faço?

Há 3 passos a serem seguidos para contratar o financiamento de um imóvel pela Caixa Econômica Federal. Porém, antes de prosseguir, há certas condições. São elas:

Condições para o contratante

  • Ser maior de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;
  • Ter nacionalidade brasileira ou visto permanente no país;
  • Apresentar capacidade civil e de pagamento.

Condições para o imóvel

O imóvel deve ser localizado:

  • No mesmo município onde é exercida sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana;
  • No mesmo município onde se é comprovada a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes ou integrantes da mesma região metropolitana.

É necessário, ainda, conferir todas as condições válidas para cada tipo de financiamento. Confira com mais detalhes no site da Caixa.

Veja agora os passos para fazer o financiamento de seu imóvel:

1. Aprovação de cadastro e crédito

O primeiro passo é fazer as simulações no site da Caixa Econômica ou procurar uma Agência Caixa / Correspondente Caixa Aqui. Assim, você poderá tirar possíveis dúvidas e/ou apresentar a documentação para solicitar seu pedido de financiamento. Feito isso, a Caixa analisará seu cadastro e o crédito será aprovado, ou não, em seguida.

2. Avaliação do imóvel

A próxima etapa é destinada à avaliação do imóvel pelos engenheiros da Caixa. Além disso, para maior segurança, o banco também poderá avaliar a documentação dos vendedores, caso julgue necessário. Ainda nesta etapa, após essas duas avaliações, a Caixa auxiliará na definição da melhor opção de financiamento. Depois, também indicará se outros documentos deverão ser apresentados.

3. Entrega de documentos e contrato

A partir daqui, faltará apenas entregar e validar todos os documentos necessários. Em seguida, basta assinar o contrato.

Para financiar um imóvel pela Caixa, precisa dar entrada?

A Caixa solicita 20% de entrada. Ou seja, você pode financiar seu imóvel em até 80% do valor do imóvel, com até 35 anos para pagar. E seu FGTS pode fazer parte do pagamento. O banco afirma que a prestação não pode ser maior do que 30% da sua renda familiar bruta.​

Quais documentos necessários para financiar um imóvel pela Caixa?

Cada modalidade de financiamento tem seus respectivos documentos necessários. Os documentos básicos para a solicitação de crédito imobiliário são:

Para compradores Pessoa Física

  • Documento oficial de identificação
  • Comprovante de renda

Para o uso do FGTS

  • Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal

Documentação referente ao imóvel

  • Certidão Atualizada de Inteiro teor da Matrícula

Para vendedor(es) Pessoa Física

  • Documento oficial de identificação
  • Comprovante de estado civil

Para vendedor(es) Pessoa Jurídica

Representante Legal:

  • Documento oficial de identificação Empresa Ltda ou Firma

Individual:

  • Documento de constituição e alterações devidamente registradas e Certidão Simplificada da Junta Comercial
  • S/A: Estatuto Social e Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário Oficial

A Caixa Econômica poderá, ainda, solicitar outros documentos, caso julgue necessário.

Quais as formas de pagamento do financiamento?

É possível efetuar o pagamento das prestações por débito automático Caixa ou boleto de cobrança. Neste segundo caso, a prestação pode ser paga até a data de vencimento em toda rede bancária.

Após o vencimento do boleto de cobrança, o pagamento pode ser efetuado em Casas Lotéricas, Correspondentes Bancários Caixa Aqui. Porém, dependendo do atraso, o acerto só poderá ser feito nas Agências Caixa.

Assim, resumimos neste post como financiar um imóvel pela Caixa Econômica. Você viu também as respostas para as dúvidas mais frequentes dos compradores. Desta forma, reforçamos que o importante é se atentar quanto à documentação necessária e, sempre que houver dúvidas, entrar em contato com uma agência da caixa. Seguindo desta forma, você poderá ser bem-sucedido no seu financiamento.

Ficou mais alguma dúvida? Escreva um comentário e teremos o prazer de responder! Está procurando um imóvel em Eusébio? Entre em contato e direcionaremos a melhor opção para você.

(fonte: site da Caixa Econômica Federal). Acesso em 30 de Novembro de 2017.

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário