Os 5 Bairros Mais Seguros de Eusébio – Ceará

A Região Metropolitana de Fortaleza, como qualquer centro metropolitano, possui índices significativos de violência. O homicídio é o crime que mais assombra a Capital e os arredores. Por outro lado, o município apresenta altos índices de desenvolvimento humano, o qual envolve bons resultados de segurança. Ou seja, mesmo com essas tristes ocorrências, Eusébio dispõe de medidas preventivas e corretivas relacionadas à segurança. Desta forma, as operações estão reduzindo a criminalidade na cidade em torno de 60%. Conheça agora os bairros mais seguros de Eusébio.

Eusébio é um município seguro, afinal?

Eusébio sofre influência da criminalidade existente na Região Metropolitana de Fortaleza. No entanto, a prefeitura se uniu a Polícia Civil e Militar, Justiça e Ministério Público para combater a criminalidade no município de forma mais eficiente. Desta forma, segundo os dados da prefeitura de Eusébio, a criminalidade foi reduzida em 60%. Entre os programas e iniciativas de combate a violência e criminalidade destacam-se:

Ronda do Quarteirão / Raio

Modelo de policiamento comunitário inaugurado no município no governo de Cid Gomes. Segundo o até então comandante do programa, o coronel Túlio Studart, Eusébio contava na época com 3 áreas e 27 agentes atendendo: 1166 (Centro), 1167 (Mangabeira) e 1168 (Jabuti). Após algumas mudanças políticas e necessidades de ajustes, o programa será completamente substituído, até dezembro de 2018, pelo Raio — Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas.

Assessoria Especial Sobre Drogas

Realiza um trabalho de prevenção e combate às drogas. É reconhecida nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Justiça. Este reconhecimento deu a Eusébio um diploma de honra ao mérito. Em 2015, segundo a prefeitura de Eusébio, mais de mil pessoas foram beneficiadas com este serviço diariamente no município. Assim, o número de usuário de drogas tem sido reduzido em Eusébio, o que combate ocorrências criminosas.

Ronda Escolar

Ação preventiva realizada no entorno das escolas municipais visando a segurança dos alunos e trabalhadores em educação. Além de fornecer proteção, profissionais da Ronda Escolar também já fizeram palestras alertando crianças e adolescentes quanto ao uso de drogas.

Videomonitoramento

Sistema de monitoramento através de câmeras implantado nas principais avenidas do município. Por meio do sistema pretende-se promover maior segurança nas vias, bem como acionar mais agilmente os órgãos de segurança para as ações ostensivas.

Quais os bairros com mais segurança em Eusébio?

Nenhum lugar é completamente seguro. No entanto, há medidas capazes de proporcionar maior segurança à população. As Rondas e Postos Policiais, câmeras de segurança, vigilância e monitoramento constantes são ferramentas capazes de reduzir as ocorrências criminosas.

Neste sentido, os bairros mais seguros em Eusébio são:

1. Centro

Após a Ronda do Quarteirão e a em breve migração para o Raio, o Centro de Eusébio possui vigilância e policiamento constantes. No bairro, você também encontra imóveis valorizados e de qualidade.

É um local cercado de serviços e conveniências, como bancos, supermercados, padarias, loterias, farmácias, restaurantes, etc. O Centro é, ainda, rodeado de acessos, sendo apenas 15 minutos de Fortaleza.

2. Jabuti

Outro bairro com viaturas e motos e guardas municipais, Jabuti também recebe patrulhamento constante. Isso gera maior tranquilidade aos moradores. Em 2011, o bairro aumentou a vigilância no local, bem como o número de guardas municipais. Os resultados, segundo o Diário do Nordeste, tem sido positivos.

Jabuti é um dos dois polos industriais de Eusébio, sendo cercada de grandes empresas e indústrias. O crescimento no bairro é alto, possuindo localização privilegiada no município.

3. Mangabeira

Mangabeira é outro bairro frequentemente patrulhado em Eusébio. Novamente pelas informações do Diário Nordeste, o combate ao tráfico de drogas tem tido sucesso no bairro, o qual também recebeu em 2011 um aumento de guardas municipais. A Ronda Escolar também é bem sucedida no local.

4. Timbu

O bairro Timbu é um dos mais conhecidos em Eusébio pela qualidade de vida que oferece. É bem servido de conveniências, como farmácias, supermercados, padarias, postos de saúde, entre outros.

Além disso, pela opinião geral, o local possui vizinhança amigável, excelentes imóveis, condomínios de alto padrão e maior nível de segurança. Assim, é um dos melhores bairros para se morar em Eusébio, fornecendo conforto, comodidade e tranquilidade.

5. Coité

Outro bairro popularmente conhecido pela sua qualidade de vida, o que abrange maior segurança e tranquilidade. Coité, assim como o Timbu, é bem servido de conveniências, como supermercados, padarias e farmácias. Se destaca também pelo grande volume de investimentos industriais, acarretando em um alto crescimento constante ao redor, o que leva mais serviços e para o local.

Assim, Eusébio possui ofertas vantajosas de imóveis, disponibilizando ações preventivas e corretivas para prestar maior segurança aos moradores. Neste sentido, de forma geral, pode-se dizer que este é um município seguro, principalmente se comparando à Capital.

Porém, nenhum lugar está completamente protegido, o que requer recursos como câmeras de segurança, portões elétricos, grades, etc. Tendo isso em vista, esses são os 5 bairros mais seguros de Eusébio, pois promovem mais recursos de prevenção e combate ao crime.

Deixe um comentário