Veja como abrir uma empresa no Eusébio!

Já pensou em ter um negócio próprio? Quer saber como abrir uma empresa no Eusébio? Se sim, este não é um desejo solitário. Entre 2016 e 2017, Eusébio foi o município que obteve o maior número de empresas criadas na Região Metropolitana de Fortaleza. De 2015 a 2017, houve um aumento de mais de 14% no número de empresas ativas e registradas na cidade.

Esse cenário não é exclusivo da região. Empreender tem sido o sonho de muitos brasileiros. Em 2017, de acordo com a Serasa Experian, o número de novas empresas criadas no País chegou ao maior nível já registrado. Os dados apontam mais de 2 milhões de novos empreendimentos criados no Brasil.

Então, quer aproveitar o mercado aquecido? Saber como começar seu negócio no município que mais cresce em empreendedorismo na Região Metropolitana de Fortaleza? Veja abaixo tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa no Eusébio!

Como abrir uma empresa no Eusébio: conhecendo o município

Se você deseja criar sua empresa no Eusébio, é interessante conhecer as principais características do município. Entender o mercado e conhecer os segmentos com maiores resultados é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Por isso, vamos resumir um pouco da história e economia de Eusébio neste tópico. Confira!

O setor que marca a evolução econômica de Eusébio é o industrial. Este segmento representa cerca de 62% da economia local. Os três principais polos industriais da região comportam 150 grandes empresas do setor. No início de 2018, Eusébio se consolidou como quarta cidade mais industrializada na Região Metropolitana de Fortaleza.

Outro nicho que cresce na cidade é o de construção civil. Com o crescimento do mercado imobiliário e do número de novos empreendimentos no Eusébio, o mercado de obras e reformas está aquecido. O número de novas vagas de emprego, somando os principais cargos, ultrapassa os 1.300.

Pequenas, médias e grandes empresas têm investido em novos negócios no Eusébio para suprir as demandas do mercado imobiliário. Exemplo delas é a MRV, que passou a investir na cidade em 2017, com a construção do Eco Fit Eusébio.

O setor de serviços também obteve crescimento na cidade. Em termos nacionais, este é o segmento mais procurado pelos novos empreendedores, segundo os dados da Serasa Experian. O segmento representa 63,9% do total de empresas criadas no País. No Eusébio, serviços tem a terceira posição na fatia das novas empresas nascidas.

A Prefeitura Municipal de Eusébio tem incentivado o empreendedorismo na cidade. Pequenas ou Microempresas Individuais (MEIs) podem contar com programas de capacitação promovidos pela Prefeitura e investimentos especiais, como o Fundo de Capitalização e Apoio aos Pequenos Negócios (Funcap). Logo, há espaço no município para grandes multinacionais e também pequenos negócios individuais.

Como abrir uma empresa no Eusébio: passo a passo

Agora que você conhece o cenário econômico do município e tem uma noção dos setores com melhores resultados, veja agora como abrir uma empresa no Eusébio!

Passo 1: Defina o tipo de atividade da sua empresa

Como já mencionamos acima, há diferentes segmentos que uma empresa pode adotar como atividade principal. Os tipos de atividade de uma empresa se dividem em 3 tipos:

  • Prestação de Serviços: realização de trabalhos a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: ramo que objetiva transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio atacadista: composto por Lojistas e Comércio Varejista, direcionado ao consumidor final.

Passo 2: Verifique a natureza jurídica da empresa

O tipo de natureza jurídica da empresa diz respeito à relação da empresa (seja pública ou privada) com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública. Basicamente, a especificação jurídica envolve o faturamento e o corpo societário da empresa. Podem ser divididos em 5 entidades empresariais:

  • Micro Empreendedor Individual (MEI): empresa constituída por uma única pessoa. Neste caso, o nome empresarial é composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É possível também registrar um nome fantasia. A MEI tem um teto máximo de faturamento de R$ 81 mil por ano. Ainda é possível a contratação de somente um funcionário;
  • Sociedade Limitada: empresa que reúne dois ou mais sócios, com foco em atividades de produção ou circulação de bens e serviços;
  • Sociedade Simples (SS): empresas que assumem atividades de prestação de serviços decorrentes, atividades intelectuais e de cooperativa. Neste caso, os sócios não executam quaisquer atividades direcionadas ao comercio, apenas desempenham suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas, etc.;
  • Sociedade Anônima: empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas divide-se em ações, que podem ser transacionadas livremente;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): empresa composta por uma única pessoa. Neste caso, o capital pertence unicamente ao titular e deve estar integrado ao patrimônio da empresa, não podendo ser inferior a 100 salários mínimos vigentes. O objetivo é ter uma empresa com o faturamento maior da MEI, porém sem sócio e sem patrimônio pessoal afetado por dívidas da empresa. É ideal para quem não tem um sócio, não deseja vincular o patrimônio pessoal ao negócio e possui o capital necessário para abrir a empresa.

Passo 3: Reúne os documentos necessários para abertura da empresa

A abertura de uma MEI (microempresa individual) é simples e pode ser feita pela internet. O cadastro pode ser feito no site: portaldoempreendedor.com.br. Para o cadastro, o empreendedor deve informar:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência;
  • Título de Eleitor;
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos);

Além disso, é importante fazer a consulta prévia de localização aprovada. Falaremos sobre isso no próximo tópico. No caso de empresas compostas por sócios, é necessário apresentar:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um;
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada;
  • 1 cópia da folha espelho do IRPF (caso tenha comprovado no ano vigente).

Com relação aos documentos da empresa em si, são exigidas: 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Passo 4: Consulta prévia da viabilidade de localização

Como você viu no passo anterior, é necessário apresentar comprovante de endereço comercial da empresa no momento de abertura da mesma. Porém, exigências relacionadas à viabilidade de localização variam de município para município.

Portanto, antes de iniciar o processo de abertura, solicite na Prefeitura uma análise do imóvel a ser utilizado, visando consultar se a empresa pode ou não utilizar esse endereço para sua respectiva atividade. Assim, evita-se custos de aluguel ou compra de imóveis que podem ser reprovados pela Prefeitura.

Passo 5: A abertura da empresa

Definindo sua área de atuação e natureza jurídica, tendo reunido todos os documentos, e feito a análise do endereço comercial da empresa junto à Prefeitura, com a localização aprovada, o empreendedor deve enviar todas essas informações para a Receita Federal e a Junta Comercial.

Em um prazo de até 5 dias úteis, a aprovação da empresa é informada ao solicitante. Se aprovada, a empresa é criada e recebe seu número de CNPJ. Em seguida, basta cadastrá-la na Prefeitura. O processo passa pela avaliação municipal, a qual leva mais alguns dias. Porém, como a verificação do imóvel foi indicada no passo anterior, as chances de desaprovação nesta altura são minimizadas.

Crie sua empresa no Eusébio!

Neste post, mostramos como abrir uma empresa no Eusébio e qual o cenário o empreendedor pode esperar no município. Indústria, construção civil e prestação de serviços são os setores que mais têm movimentado a economia no município. Esta, segue em crescimento estável, com altos números de novos negócios, sendo destaque na Região Metropolitana de Fortaleza.

Portanto, aproveite o aquecimento empreendedor no País e na cidade para começar o seu negócio próprio! Com os passos indicados aqui, você pode iniciar um ótimo investimento no local. Se você gostou das dicas, compartilhe com outros empreendedores da região e mostre como abrir uma empresa no Eusébio!

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário