Cartório de Registro de Imóveis Eusébio: Encontre agora!

O registro é necessário em todo tipo de negociação imobiliária. Entre tantas outras papeladas, ele é solicitado na documentação para venda do imóvel e na documentação de compra de imóveis.

Portanto, o proprietário desse tipo de bem deve fazer o registro do seu imóvel, mantê-lo atualizado e fazê-lo de modo correto. Neste post, você verá onde encontrar o Cartório de Registro de Imóveis Eusébio, o que é necessário para fazer o registro e outras informações relevantes. Leia a seguir.

Cartório de Registro de Imóveis Eusébio: qual procurar?

Para registrar seu imóvel no município, você pode procurar o Cartório Facundo do 2º Ofício de Eusébio (CE). Segundo o órgão, portador do código CNS: 01.930-7, o Registro de Imóveis é um dos serviços prestados pelo cartório. Alem deste, o Cartório Facundo também oferece:

  • Protesto de Títulos;
  • Notas;
  • Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas;

Cartório Facundo: endereço

O Cartório Facundo Eusébio (CE) se encontra no endereço: Av. Eusébio de Queiroz, 109 – Centro, CEP: 61760-000. É próximo dos estabelecimentos Pizza Hot Eusébio e Construtora Dubê. Você encontra o cartório em frente ao cruzamento entre a Rua Aírton Sena e a Avenida Eusébio de Queiroz.

Os dias de funcionamento indicados pelo cartório são de segunda a sexta-feira, entre os horários 07h30 a 12h00 e 13h30 a 17h00. Os telefones para contato informados são: (85) 3260-1836 e (85) 3260-2462.

O que é o Registro de Imóvel?

O Registro de Imóvel é o ato cartorial que prevê a publicidade da situação jurídica da propriedade, indicando modificações sofridas ao longo de sua existência. É por ele que é declarado quem é o proprietário formal e legal do imóvel. Mesmo se este bem estiver sendo transferido de uma pessoa para outra.

O objetivo é garantir a lisura nas transações de imóveis (compra, venda, locação, doação, etc.), visando tornar acessíveis informações sobre problemas judiciais envolvendo tal imóvel, como por exemplo: penhora, arresto, etc. Deste modo é possível consultar o status e o histórico do imóvel sempre que necessário. É uma das formas de se evitar golpes no mercado imobiliário.

Como o Registro de Imóvel é realizado?

O registro de uma propriedade é feita pela Escritura Pública de Compra e Venda, em um Cartório de Notas. No caso do município cearense, no Cartório Facundo de Eusébio (CE).

Para efetuar o registro, o proprietário deve se apresentar ao devido cartório, tendo em mãos algumas informações específicas. Veja a seguir quais são essas informações.

Informações solicitadas para o Registro de Imóveis

Agora que você já sabe onde é o Cartório de Registro de Imóveis Eusébio é importante ter o conhecimento das informações necessárias para a realização do mesmo. São elas:

  • Seus dados pessoais: nome completo, CPF, RG, estado civil (de preferência com a declaração do tipo de regime de bens);
  • Endereço completo;
  • Sua profissão.

É necessário, ainda, lavrar escritura do imóvel. Para isso, os seguintes documentos são solicitados:

Documentos necessários para lavratura da escritura de imóvel

  • Certidão atualizada de inteiro teor do imóvel;
  • Certidão de ônus reais e ações do imóvel;
  • IPTU com a negativa de débitos;
  • Guia de Recolhimento do ITBI/ITCMD;
  • Certidão do Distribuidor Cível e de Família (Estadual);
  • Certidão do Distribuidor Cível (Executivo Fiscal Municipal e Estadual);
  • Certidão do Distribuidor Criminal (Estadual);
  • Certidão da Justiça do Trabalho (Federal);
  • Certidão do Distribuidor de Executivos (Cível, Criminal e Fiscal)
  • Certidão da cidade de residência do proprietário e da cidade onde o imóvel está localizado.

Fonte: Cartório Online Brasil.

Assim, como o registro é um dos requerimentos exigidos nas diversas transações imobiliárias, é fundamental que o proprietário formal e legal do bem o realize. Para aqueles que possuem imóveis na região, o Cartório de Registro de Imóveis Eusébio é o Cartório Facundo.

Este órgão informa a prestação deste e de outros serviços relacionados. Lembre-se, ainda, de verificar as informações pedidas para o registro, bem como os documentos para a lavratura da escritura do imóvel. Tendo esses conhecimentos, você poderá registrar devidamente sua propriedade. Compartilhe essas informações com alguém que precisa conhecer o Cartório de Registro de Imóveis do Eusébio!

Deixe um comentário