Casa plana ou casa duplex? Vantagens e desvantagens

Você prefere casa a apartamento? Está em busca de imóveis à venda, mas não consegue decidir entre os modelos de casa do mercado? Está em dúvida entre casa plana ou casa duplex?

Calma, sua dúvida é bem simples de resolver. O primeiro ponto a ter em mente é que não existe errado ou certo neste caso. Existe o ideal para sua realidade e, conhecendo as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de casa, é possível escolher o imóvel perfeito para você.

Assim, neste post você entenderá as diferenças entre uma casa plana e uma casa duplex, os benefícios de cada uma e mais. Será o necessário para você tomar a sua decisão. Leia até o fim e aproveite!

O que é uma casa plana?

Casa plana é um imóvel que possui apenas um pavimento. É também conhecida como casa térrea e geralmente é construída em terrenos maiores do que casas duplex.

Perceba, então, que para quem está em busca de um terreno a venda para construir uma casa do zero, é interessante analisar se a dimensão do lote permite um projeto de casa térrea confortável.

Dependendo do tamanho do seu terreno, talvez não haja muitos espaços laterais para os cômodos da casa. Daí a necessidade ou a oportunidade de expandir o imóvel verticalmente — que é o caso da casa duplex.

Mas antes de abordar o que são projetos de casas duplex e suas vantagens, vamos apontar os pontos positivos da casa plana. Confira a seguir:

Vantagens da casa plana

  • Não tem escadas: ideal para pessoas com dificuldades de se locomover, como crianças, idosos e indivíduos com deficiências físicas;
  • Mais econômica se comparada ao duplex;
  • Visão linear;
  • Construção simples;
  • Facilidade de mudança de móveis, limpeza e manutenção do ambiente.

O que é uma casa duplex?

A casa duplex é tipo de imóvel composto por dois pavimentos, também chamado de dois pisos ou de sobrado. Como já mencionado acima, pode ser uma oportunidade para quem está pensando em construir seu imóvel em um terreno não muito extenso. A opção de expandir a casa na vertical compensa os cômodos faltantes no primeiro pavimento.

Para quem busca casas para comprar já prontas para morar, a dúvida do duplex não se ausenta. Afinal, as construtoras estão cada vez mais investindo em imóveis compactos para maior aproveitamento de espaço. Assim, os imóveis estão cada vez menores e, para manter a valorização de casas no mercado, a solução é o duplex.

Assim, o que se pode observar é que para uma casa ter quatro quartos, por exemplo, os cômodos estão sendo compactados e elevados para outro pavimento. Essa tendência contribui para a construção de casas duplex. Veja abaixo suas vantagens.

Vantagens da casa duplex

  • Ocupa menos espaço do terreno, o que pode resultar em uma área maior construída;
  • Maior possibilidade de vista, já que é possível construir janelas um pavimento acima;
  • Privacidade: a construção em dois andares proporciona mais divisões entres os cômodos, fornecendo maior privacidade;
  • Ambientes com melhor organização: com a divisão entre os andares, é mais fácil manter a casa arrumada, os ambientes são mais equilibrados entre si e mais facilmente organizados.
  • Opção mais variada de fachadas mais modernas: há profissionais que afirmam que uma casa em dois pavimentos dá mais opções de acabamentos.

Casa plana ou casa duplex? Qual é a melhor para mim?

Como você pôde perceber até aqui, tanto um modelo de casa como outro tem suas vantagens. As desvantagens são justamente os diferenciais entre uma e outra, dependendo do seu caso.

Se você mora com um idoso ou criança, a ausência de escadas da casa plana pode ser uma vantagem. Mas se você é indiferente às escadas e prefere um modelo de casa mais compacto e ao mesmo tempo bem distribuído, a casa plana pode ser desvantajosa para o seu caso, sendo mais adequada a casa duplex.

Assim, a escolha deve ser tomada comparando as características de cada tipo de construção além do que representa mais conforto para você e sua família. Analisando os pontos abordados aqui, o problema é resolvido. Você já pode decidir sem dificuldades qual o imóvel ideal para a sua realidade.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre casa térrea ou casa duplex, escreva um comentário e responderemos suas questões. Se estiver procurando casas à venda ou terrenos à venda no município de Eusébio, entre em contato e indicaremos os imóveis mais adequados para você. 😉

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário