Cartório de Registro de Imóveis Eusébio: Encontre agora!

O registro é necessário em todo tipo de negociação imobiliária. Entre tantas outras papeladas, ele é solicitado na documentação para venda do imóvel e na documentação de compra de imóveis.

Portanto, o proprietário desse tipo de bem deve fazer o registro do seu imóvel, mantê-lo atualizado e fazê-lo de modo correto. Neste post, você verá onde encontrar o Cartório de Registro de Imóveis Eusébio, o que é necessário para fazer o registro e outras informações relevantes. Leia a seguir.

Cartório de Registro de Imóveis Eusébio: qual procurar?

Para registrar seu imóvel no município, você pode procurar o Cartório Facundo do 2º Ofício de Eusébio (CE). Segundo o órgão, portador do código CNS: 01.930-7, o Registro de Imóveis é um dos serviços prestados pelo cartório. Alem deste, o Cartório Facundo também oferece:

  • Protesto de Títulos;
  • Notas;
  • Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas;

Cartório Facundo: endereço

O Cartório Facundo Eusébio (CE) se encontra no endereço: Av. Eusébio de Queiroz, 109 – Centro, CEP: 61760-000. É próximo dos estabelecimentos Pizza Hot Eusébio e Construtora Dubê. Você encontra o cartório em frente ao cruzamento entre a Rua Aírton Sena e a Avenida Eusébio de Queiroz.

Os dias de funcionamento indicados pelo cartório são de segunda a sexta-feira, entre os horários 07h30 a 12h00 e 13h30 a 17h00. Os telefones para contato informados são: (85) 3260-1836 e (85) 3260-2462.

O que é o Registro de Imóvel?

O Registro de Imóvel é o ato cartorial que prevê a publicidade da situação jurídica da propriedade, indicando modificações sofridas ao longo de sua existência. É por ele que é declarado quem é o proprietário formal e legal do imóvel. Mesmo se este bem estiver sendo transferido de uma pessoa para outra.

O objetivo é garantir a lisura nas transações de imóveis (compra, venda, locação, doação, etc.), visando tornar acessíveis informações sobre problemas judiciais envolvendo tal imóvel, como por exemplo: penhora, arresto, etc. Deste modo é possível consultar o status e o histórico do imóvel sempre que necessário. É uma das formas de se evitar golpes no mercado imobiliário.

Como o Registro de Imóvel é realizado?

O registro de uma propriedade é feita pela Escritura Pública de Compra e Venda, em um Cartório de Notas. No caso do município cearense, no Cartório Facundo de Eusébio (CE).

Para efetuar o registro, o proprietário deve se apresentar ao devido cartório, tendo em mãos algumas informações específicas. Veja a seguir quais são essas informações.

Informações solicitadas para o Registro de Imóveis

Agora que você já sabe onde é o Cartório de Registro de Imóveis Eusébio é importante ter o conhecimento das informações necessárias para a realização do mesmo. São elas:

  • Seus dados pessoais: nome completo, CPF, RG, estado civil (de preferência com a declaração do tipo de regime de bens);
  • Endereço completo;
  • Sua profissão.

É necessário, ainda, lavrar escritura do imóvel. Para isso, os seguintes documentos são solicitados:

Documentos necessários para lavratura da escritura de imóvel

  • Certidão atualizada de inteiro teor do imóvel;
  • Certidão de ônus reais e ações do imóvel;
  • IPTU com a negativa de débitos;
  • Guia de Recolhimento do ITBI/ITCMD;
  • Certidão do Distribuidor Cível e de Família (Estadual);
  • Certidão do Distribuidor Cível (Executivo Fiscal Municipal e Estadual);
  • Certidão do Distribuidor Criminal (Estadual);
  • Certidão da Justiça do Trabalho (Federal);
  • Certidão do Distribuidor de Executivos (Cível, Criminal e Fiscal)
  • Certidão da cidade de residência do proprietário e da cidade onde o imóvel está localizado.

Fonte: Cartório Online Brasil.

Assim, como o registro é um dos requerimentos exigidos nas diversas transações imobiliárias, é fundamental que o proprietário formal e legal do bem o realize. Para aqueles que possuem imóveis na região, o Cartório de Registro de Imóveis Eusébio é o Cartório Facundo.

Este órgão informa a prestação deste e de outros serviços relacionados. Lembre-se, ainda, de verificar as informações pedidas para o registro, bem como os documentos para a lavratura da escritura do imóvel. Tendo esses conhecimentos, você poderá registrar devidamente sua propriedade. Compartilhe essas informações com alguém que precisa conhecer o Cartório de Registro de Imóveis do Eusébio!

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário