Seguro de imóvel: 6 Motivos Para Fazer

Muito se fala em seguro de automóvel, mas você já pensou em fazer um seguro de imóvel? De acordo com análises do setor, o seguro habitacional ou residencial é pouco adotado pelos brasileiros. Cerca de 13% dos proprietários contratam um serviço de seguro de imóveis. É um número baixo e os índices mostram que grande parte dos proprietários correm riscos ao não assegurar seu imóvel.

Você está na dúvida se vale a pena fazer o seguro de um imóvel? Está pensando em contratar um seguro residencial? Precisa de um serviço de seguro de imóvel comercial? Se você respondeu sim para uma dessas perguntas, siga com a leitura e veja 6 motivos para assegurar sua propriedade!

Seguro de imóvel: por que fazer?

Muitos deixam de fazer o seguro de imóvel pensando nos custos do serviço. Porém, o seguro não deve ser visto como gasto, e sim um investimento para garantir a integridade do seu bem. Entenda a seguir os benefícios desse investimento:

1. Cobertura contra danos físicos ao imóvel

Existem coberturas básicas e coberturas adicionais para o seguro de um imóvel. A cobertura básica prevê proteção contra:

  • Incêndio;
  • Queda de raio;
  • Explosão.

2. Cobertura contra outros danos

O proprietário também pode contratar coberturas adicionais para sua apólice de seguro imobiliário. Essas coberturas adicionais podem fornecer proteções como:

  • Roubo ou furto de bens dentro do imóvel (havendo evidência de arrombamento);
  • Danos elétricos;
  • Vendaval/tempestades;
  • Danos causados a terceiros por animais de estimação da propriedade;
  • Entre outras possibilidades.

3. Possibilidade de quitação de financiamento em caso de morte ou invalidez permanente

Em financiamentos imobiliários, no caso de morte ou invalidez do contratante do seguro, dependendo do acordo assinado, é possível que a dívida do empréstimo seja quitada. É uma forma de assegurar herdeiros e dependentes financeiros.

4. Recebimento de aluguel em imóvel provisório durante o período de reforma do imóvel segurado depois de um sinistro

Esta é outra cobertura que pode ser adicionada ao seu contrato de seguro de imóvel. Caso a propriedade sofra algum tipo de dano que inviabilize a utilização do espaço, o dono do imóvel pode receber da seguradora o valor de aluguel de um imóvel provisório até a reforma ou reconstrução do imóvel assegurado.

5. Cobertura de reformas sobre o valor da reforma

Na contratação do seguro de imóvel ou em caso de sinistro, o valor considerado para a reforma do bem assegurado é o custo da reforma, e não o valor de mercado. Isso dá ao proprietário maior tranquilidade na hora que precisa ativar o benefício contratado.

6. Assistência residencial disponível 24 horas por dia

Esta é outra possibilidade que pode entrar no contrato da seguradora de um bem imóvel. Este serviço envolve manutenções emergenciais relacionadas a chaveiro, encanador, eletricista e outras situações.

Esta uma vantagem interessante que não pode ser negligenciada pelos proprietários. Para quem tem um imóvel que necessita de assistência frequente, este serviço é capaz de proporcionar uma ótima relação de custo benefício.

Quais os custos do seguro de um imóvel?

Já destacamos que o seguro imobiliário não deve ser visto como um custo, e sim como um investimento a fim de garantir a integridade do seu bem. Mas, de quanto seria este investimento?

Comparado ao seguro de um carro popular, por exemplo, o seguro de um imóvel é bem menos custoso. Em números, o contrato básico desse tipo de bem, mais a cobertura de reconstrução com custo de R$ 300 mil, fica em torno de R$ 300,00 por ano. Assim, colocando na ponta do lápis, com o planejamento financeiro adequado, a adoção do serviço é um investimento altamente benéfico.

Não deixe seu imóvel em risco!

Neste post, você viu 6 motivos principais para fazer um seguro de imóvel. O objetivo desse serviço é garantir a integridade física de sua propriedade, seja comercial ou residencial. Além de coberturas básicas, é importante considerar adicionais, como furtos e custos de reformas em caso de sinistro.

Você pode pensar que acidentes e incidentes nunca acontecerão com você. Mas ninguém pode ser certeza disso. Portanto, não conte com a sorte. Invista em um seguro imobiliário e fique tranquilo em / com sua propriedade!

Leia também:

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário