Eusébio é a única cidade do Norte – Nordeste entre as 100 com Alto Desenvolvimento

O Eusébio é o único município das regiões Norte e Nordeste que aparece entre os 100 com alto desenvolvimento do País, segundo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O Índice FIRJAN, criado em 2008, acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros com base nas três áreas fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda. O índice possui periodicidade anual e é calculado exclusivamente com estatísticas públicas oficiais.

O Eusébio foi a cidade do Ceará melhor avaliada no Índice, tendo maior destaque no quesito Educação, quando atingiu 0,9549, um dos maiores do país; e na Saúde, quando município bateu os 0,9222. Os dois resultados alavancaram o município para o rol dos mais desenvolvidos. Já no Emprego & Renda, o município atingiu 0,6629, considerado desenvolvimento moderado, o que indica necessidade de maiores avanços nesta área. É bem verdade que o município tem crescido economicamente, mas a maior parte de oferta de trabalho ainda está na capital.

O Eusébio no ranking nacional aparece na 94ª posição do país, a frente de todas capitais brasileiras, excetuando Florianópolis (47ª) e Curitiba (74ª). No Nordeste é a primeira, seguida de Sobral que aparece na 148ª colocação do país. Além de Eusébio, foram considerados com alto desenvolvimento as cidades de Sobral e São Gonçalo do Amarante.

Deixe um comentário