Transporte público no Eusébio: como funciona? Descubra aqui!

Eusébio tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano do país, atrai atenção de grandes investidores, tornando-se alvo de empreendimentos milionários. Entre outros fatores, o transporte público no Eusébio é um destaque no serviço público do município.

Como mostra a história e a economia de Eusébio, o foco da gestão pública na melhor infraestrutura culminou neste interesse empreendedor no município cearense.

Ao longo das melhorias, foram construídos condomínios de luxo em Eusébio, assim como centros tecnológicos e industriais, como o Parque Tecnológico do Ceará em Eusébio.

Esses e outros empreendimentos mostram como vale a pena investir em imóveis em Eusébio. E o transporte público é um dos grandes precursores desse sucesso econômico-social. Assim, entenda agora como funciona o transporte público neste município, o que é o True e mais detalhes do projeto!

Qual a importância do transporte público, afinal?

Especialistas apontam que a eficácia e acessibilidade do transporte coletivo gera mais do que boa qualidade do ar e redução da poluição. O transporte público contribui para a saúde pública como um todo, combatendo problemas como:

  • Acidentes de trânsito;
  • Estresse;
  • Sedentarismo;

Um dos estudos é do epidemiologista Carlos Dora, quem defende que um bom transporte público de custo acessível estimula o cidadão a deixar o carro em casa e usar a infraestrutura pública.

Como resultado, quem usa ônibus ou metrô anda cerca de 8 a 25 minutos a mais diariamente — sendo que 30 minutos de atividade física reduz o risco cardiovascular em 30%, além de prevenir doenças como o câncer. Ou seja, ao se locomover até um transporte coletivo, um indivíduo está se exercitando quase o tempo mínimo para ter uma saúde melhor.

Mais segurança e menos poluentes

Com relação à segurança e poluição — já citados anteriormente — o número de mortes nas estradas e ruas no Brasil já chegou a 42.844. Como resultado, o gasto com a saúde pública resultou em um valor absurdamente maior.

Os dados mostram que no mesmo ano desse índice elevado, o gasto total do Sistema Único de Saúde (SUS) com acidentes de trânsito foi de R$ 187 milhões.

Quanto à qualidade do ar, diversos estudos relacionados à mobilidade urbana indicam que os carros são responsáveis por até 90% da poluição do ar ambiente.

Desta forma, uma cidade que desenvolve um sistema público de transportação está à frente ecologicamente, bem como em termos de saúde e segurança pública.

Agora que você já sabe a importância da condução pública, confira como é o transporte público no Eusébio.

Como é o transporte público no Eusébio?

Como já apontado até aqui, não apenas a qualidade do transporte público, mas também o seu custo influenciam na escolha do cidadão em adotá-lo ou não. Visto isso, a gestão de Eusébio decidiu ousar — criou um sistema de transporte municipal constituído de tarifa zero.

Assim, há seis anos o município conta com um acesso seguro, bom e gratuito para se locomover em 90% do território municipal. Isso é possível através do direcionamento de 1% da arrecadação municipal para o setor, totalizando R$ 2.310.100, de acordo com os dados da prefeitura de Eusébio.

Outra característica do sistema de transporte público no Eusébio é a ausência de catracas nos ônibus. As conduções são aguardadas pelos cidadãos de forma organizada e ágil através da parada das linhas, cada qual com seus devidos horários de passagem em pontos.

Logo, o impacto vai além do econômico, proporcionando também otimização do tempo e maior segurança aos moradores. Atributos, pois, que contribuem para o melhor padrão de vida, e isso de forma mais igualitária.

O que é o Transporte Regular Urbano do Eusébio (True)?

Essa transportação pública no Eusébio tem nome: True — Transporte Regular Urbano. Atualmente, o True possui nove linhas, as quais servem a maior parte do território do município.

A implementação deste projeto tornou Eusébio o primeiro do Norte e Nordeste e a quarta do País a adotar a tarifa zero no transporte público municipal. O True nasceu em 2009, a partir do estudo feito pelo prefeito Acilon Gonçalves. A experiência do gestor neste setor influenciou suas ações em prol das melhorias ao acesso à transportação coletiva.

Hoje, o Transporte Regular Urbano do Eusébio tem 62 mil acessos por mês. Para garantir a segurança desses passageiros, o sistema é gerido pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) do Eusébio, a qual exige manutenção contínua e circulação de frotas abaixo de 10 anos de uso.

Desta forma, o True segue a todo vapor, proporcionando gratuidade e qualidade aos moradores de Eusébio.

Conforme os estudos citados e tantos outros apontam, a transportação pública é também uma questão de segurança e saúde pública. Garantindo estes pilares, o município segue forte rumo ao desenvolvimento sustentável. Acompanhe nosso blog para não perder as novidades!

Enquanto preparamos mais conteúdos relevantes para você, leia também:

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário