5 Problemas com financiamento de um imóvel e como evitá-los

A compra de um imóvel próprio é o sonho da maioria dos brasileiros. Seja para fins residenciais ou para negócios. Neste sentido, financiar um imóvel pode ser a solução. O financiamento pela Caixa Econômica é um dos mais buscados. Por isso escrevemos um post separado falando sobre ele. E para te auxiliar ainda mais neste processo, abordaremos neste artigo os 5 principais problemas com financiamento de um imóvel, indicando como você pode evitá-los e, assim, realizar seu sonho. Confira!

Quais são os principais problemas com financiamento de um imóvel?

Embora o financiamento possa ser um facilitador para quem deseja adquirir um imóvel, o processo é burocrático, o que exige paciência e persistência do comprador.

Assim, as principais dificuldades estão relacionadas à papelada para a aprovação do processo. Por isso, é fundamental:

  • Checar os documentos necessários para o financiamento, observando o seu caso específico;
  • Tirar dúvidas com o banco o qual se pretende fazer o empréstimo;
  • Averiguar a situação do imóvel, checando também a sua documentação;
  • Conferir detalhadamente a documentação do vendedor;
  • Verificar particularidades de compradores pessoa física ou pessoa jurídica;
  • Verificar as exigências especiais do banco (que pode solicitar outros documentos que não indicados na lista da documentação padrão);
  • Conferir a documentação para imóvel novo ou usado;
  • Conhecer as regras para o uso de fundos financeiro, como o FGTS;
  • Entre outras.

Tendo em mente essas dicas iniciais, você já tem base para evitar os principais problemas com financiamento de um imóvel. Conheça agora os 5 mais comuns, antecipe-se e veja como vencer estes obstáculos!

1. Calcular o valor do financiamento sem considerar a correção monetária

Este problema pode surpreender compradores de imóveis na planta — aqueles que são vendidos ainda em fase de planejamento e/ou em construção. Isso acontece quando o cálculo do valor do financiamento do imóvel a ser entregue é feito sobre o valor que sobrou após a entrada, sem considerar a correção monetária sobre o saldo devedor.

Assim, o resultado deste erro pode ser a recusa do financiamento, caso a renda do comprador esteja no limite para o crédito na hora de fechar a compra. Para evitar essa situação, o consumidor deve se informar sobre o índice de correção aplicado nas parcelas até a entrega do imóvel. Além disso, precisa se certificar também se o contrato descreve se as parcelas serão fixas ou corrigidas. Neste caso, basta observar qual é o índice indicado.

2. Ser impedido de usar o FGTS para financiamento

Como já mencionamos anteriormente, é preciso verificar com o banco o qual será feito o empréstimo imobiliário as regras para o uso de fundos financeiros, como o FGTS. Muitos compradores, após a entrega do imóvel, têm problemas na hora da correção da dívida por causa de impedimentos na utilização do FGTS para abater o saldo devedor.

Isso ocorre pelo fato de que há regras específicas para o uso do FGTS para o financiamento de um imóvel. Essas regras são previstas pela legislação brasileira e podem ser observadas junto ao banco o qual será feito o processo. De forma geral, o comprador deve se atentar ao limite do valor do imóvel para que o FGTS possa ser utilizado no financiamento.

3. Prazos curtos e tarifas altas para compradores a partir de 60 anos de idade

Segundo o Diário de Pernambuco, os idosos enfrentam mais dificuldades ao tentar financiar um imóvel. Isso ocorre devido ao fato dos bancos brasileiros fornecerem um prazo máximo para parcelamento até a idade de 80 anos. Assim, o processo é dificultado em forma de prazos curtos e taxas mais altas.

Como os prazos são reduzidos, mesmo com uma renda alta, o idoso pode enfrentar problemas para conseguir o financiamento do imóvel desejado. Neste caso, a melhor forma de contornar a situação é tentar dar o maior valor de entrada possível.

4. Atrasos na entrega e aprovação de documentos

Entre os principais problemas com financiamento de um imóvel está também o prolongamento do processo. A negociação pode ser demorada devido à burocracias, as quais acabam acarretando em obstáculos para o comprador.

Além de atrasos na entrega de documentos, algumas aprovações podem retardar a conclusão do financiamento, tais como:

  • Se a sua renda é compatível com o empréstimo;
  • Se seu nome está no SPC / SERASA;
  • Entre outras burocracias.

Para evitar atrasos, procure entregar todos os documentos solicitados de forma correta e o quanto antes. Além disso, verifique desde já se há dívidas em seu nome e se sua renda condiz com o valor do imóvel financiado.

5. Não fazer uma reserva financeira

A falta de planejamento financeiro pode ser um dos maiores problemas na hora de lidar com um imóvel financiado. A felicidade de conseguir a aprovação do empréstimo não pode apagar a necessidade de reservar recursos financeiros para o pagamento das parcelas do imóvel.

Desta forma, atente-se às suas principais fontes de renda. Em seguida, faça um levantamento de seus gastos fixos e tente economizar no que não é essencial, criando assim uma poupança constante para suprir as parcelas de seu imóvel. O controle financeiro é a melhor forma de evitar falta de pagamentos de parcelas e consequente perda do imóvel financiado.

Portanto, para evitar problemas com financiamento de um imóvel, o primeiro passo é buscar conhecer e separar cuidadosamente a papelada exigida pelo banco responsável pelo empréstimo. Em seguida, tente agilizar a entrega da documentação e regulamentar a sua situação para sua aprovação junto ao banco. Além disso, como apontamos neste post, atente-se aos cálculos — principalmente em caso de imóveis vendidos na planta — bem como a valores de entrada e reservas financeiras para as parcelas. Assim, você pode evitar os principais obstáculos relacionados ao imóvel financiado.

E você, já enfrentou ou está lidando com outro problema para financiar seu imóvel? Escreva seu comentário e teremos o prazer de te ajudar!

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário