Instalação do Parque Tecnológico do Ceará em Eusébio

Eusébio é um pequeno município da Região Metropolitana de Fortaleza, mas pequeno apenas em área territorial. Em aspecto de desenvolvimento econômico e humano, o município é um destaque no estado. Diversos investimentos imobiliários estão em andamento e em conclusão na cidade cearense. Um deles diz respeito à instalação do Parque Tecnológico do Ceará em Eusébio, empreendimento com aporte de milhões de reais. Continue lendo e conheça mais sobre o parque!

O Parque Tecnológico do Ceará em Eusébio

O planejamento inicial do empreendimento descreve uma área de 56,5 mil m2 na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O projeto prevê a expansão do Polo para institutos, núcleos de pesquisa e desenvolvimento e para empresas. Inicialmente os beneficiados em Eusébio são as unidades da Fiocruz, CTI Renato Archer e o Inpe.

A unidade da Fiocruz já tem sua sede concluída. A entrega oficial estava prevista para Dezembro de 2017, mas a inauguração foi adiada para o início de 2018. A expectativa é que seja inaugurada ainda no primeiro trimestre deste ano. Segundo o coordenador da Fiocruz, o adiamento foi devido a atrasos na entrega de alguns equipamentos, como a central de ar. Esse entrave deve ser resolvido nos próximos meses, de acordo com o coordenador. Em seguida, as agendas serão ajustadas devidamente entre as autoridades.

O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, por sua vez, ainda não está com obras iniciadas. A unidade deverá desenvolver projetos em TI na área da Saúde, quais sejam:

  • Biocare: um biossensor para dengue, desenvolvido em parceria com a UECE;
  • Três projetos na área de coração artificial;
  • Entre outros projetos.

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mantém o Rádio-Observatório Espacial do Nordeste (ROENA) na Estrada do Fio, que promove atividades na área de pesquisas em Geodésia Espacial, Geodinâmica, Geomagnetismo, Astrofísica, Física da Ionosfera e Processamento Inteligente de Sinais.

A criação do Polo Tecnológico do Ceará

A notícia de que Eusébio seria beneficiado com a implementação do Parque Tecnológico do Ceará foi publicada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em Setembro de 2017. O processo de criação do Polo Tecnológico do Ceará ainda está em primeira fase — a licitação. No edital consta a previsão de R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento do projeto, pago como recursos do Tesouro Estadual.

Idealizado para ser um parque urbano, este empreendimento em Eusébio manterá diálogo com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e com a Prefeitura de Fortaleza. Quanto ao prazo de conclusão do equipamento, ainda não há uma data programada.

Porém, mesmo sem a data da conclusão, as empresas que fazem parte do Parque Tecnológico do Ceará em Eusébio podem atuar nos laboratórios da UFC, Unifor e Uece.

A sede do empreendimento possui 4,2 mil m2. Neste espaço, estão presentes:

  • Escritórios de gerência do Parque Tecnológico;
  • Área de exposição;
  • Salas para coworking.

Além disso, também foi arquitetado para o projeto um espaço envolvendo serviços como cafeterias, academia de ginástica e salão de beleza. O empreendimento visará também um minicentro de conferências, composto por 4 salas de reunião e teleconferência, área livre e auditório.

Incubação e aceleração de empresas

Oportunidade para startups e negócio em busca de investidores, estes edifícios do empreendimento em Eusébio, destinados à incubação e aceleração de empresas, comporão 2,2 mil m2. Será disponibilizado pelo parque ao todo 1,8 mil m2 quadrados de área para aluguel, os quais poderão ser aproveitados por diversas empresas. Este complexo abarcará ainda uma área para implantação de centros de Pesquisa e Desenvolvimento.

Todo o projeto impulsiona a cultura de inovação, competitividade industrial, capacitação empresarial e produção de sinergias em atividades de pesquisa científica, bem como de desenvolvimento tecnológico e inovação entre empresas e uma ou mais Instituições de Ciência e Tecnologia. É o que observou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio — Eilson Gurgel.

Pelo prefeito Acilon Gonçalves, o parque foi projetado para ser um espaço urbano multicamp de porte médio, com sede em Fortaleza e unidades em Eusébio, mas também em outros lugares, como:

  • Sobral;
  • Região do Cariri;
  • E Quixadá.

Essas unidades funcionarão em articulação com as instituições de pesquisa e de Ciência e Tecnologia. De acordo com Gonçalves, o projeto não é exclusivista, mas sim multissetorial, multi-institucional.

E este é um resumo do que será do Parque Tecnológico do Ceará em Eusébio. Gostou de conhecer um pouco desse investimento milionário no município? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das próximas notícias. Deixe seu comentário e nos conte sua expectativa o futuro próximo de Eusébio!

Fontes:

<http://eusebio.ce.gov.br/eusebio-sera-beneficiado-com-instalacao-do-parque-tecnologico-do-ceara/>

< https://olagoa.com.br/eusebio-sera-beneficiado-com-instalacao-do-parque-tecnologico-do-ceara/>

Neemias Benício

Corretor de Imóveis, CRECI 18909F. Foco de atuação no Eusébio (CE). Se você tem interesse em comprar, vender ou investir em imóveis no Eusébio, podemos ajudá-lo na melhor escolha através de uma assessoria personalizada. WhatsApp: (85) 99699-4550.

Deixe um comentário