Como tirar 2ª via de IPTU em Eusébio?

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é o imposto cobrado ao proprietário de um imóvel. É um tributo de caráter municipal, ou seja, objetiva gerar fundos para aplicar melhorias na cidade.

Assim, é um imposto importante, principalmente para o proprietário manter seu imóvel regulamentado. Porém, às vezes a cobrança de IPTU não chega ao endereço correto, o boleto é perdido ou simplesmente o pagamento passa do dia do vencimento. São nessas situações que você precisa reemitir o boleto. Você sabe como tirar a 2ª via do IPTU em Eusébio?

Esta é uma dúvida que afeta vários moradores. Para ajudá-los, indicaremos neste post o passo a passo para a emissão da 2ª via do IPTU no Eusébio. Confira abaixo e mantenha as contas do seu imóvel em dia!

Passo a passo para tirar 2ª via de IPTU em Eusébio

  1. Acesse o site para emissão de boleto de IPTU da prefeitura de Eusébio (CE) neste link;
  2. Selecione a opção “Prefeitura de Eusébio”, na caixa de seleção da página inicial do site;
  3. Vá no menu 2ª Via de IPTU;
  4. Digite o número da inscrição do imóvel ou Loc. Cartográfica, CPF ou CNPJ;
  5. Escolha o tipo de pagamento (cota única ou parcelada)
  6. Imprima e pague exclusivamente nas agencias do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou em casa lotérica.

Por que não deixar o IPTU atrasado

O IPTU atrasado ou o não pagamento do imposto pode acarretar em consequências drásticas ao proprietário de um imóvel. Algumas delas são:

  • Multas e juros;
  • Inscrição no Cadastro de Inadimplentes da Prefeitura (CADIN) de Eusébio;
  • Inscrição na Dívida Ativa, a qual cria a possibilidade de instauração de processo de execução fiscal e até mesmo leilão do imóvel.

Assim, para manter seu imóvel é fundamental pagar o IPTU em dia. Porém, caso não seja possível efetuar o pagamento no dia do vencimento do boleto, use o passo a passo anterior para tirar a 2ª do IPTU em Eusébio. Desta forma, você evita dívidas e perdas maiores.

Pagar o IPTU à vista ou parcelado?

O pagamento do IPTU pode ser feito em 8 parcelas mensais ou à vista (o valor total do imposto no exercício vigente). A vantagem de pagar à vista é o desconto sobre o valor total do imposto. Em Eusébio, o pagamento único teve desconto de 10%, exceto em casos de débito do IPTU inscrito em dívida ativa ou com parcelas atrasadas.

Assim, sempre que você puder, pague seu IPTU à vista. O parcelamento é o caminho viável para pagar o imposto aos poucos e não deixar acumular dívidas. Lembrando que o IPTU geralmente tem um aumento a cada ano.

O IPTU 2018 Eusébio contou ainda com outros descontos incidentes sobre a cota única. De acordo com o secretário de Finanças e Planejamento da cidade, o contribuinte proprietário de veiculo automotor licenciado no Município de Eusébio pôde usufruir de 5 a 15% de desconto sobre o IPTU de cota única.

Deste modo, a forma mais vantajosa de pagar o IPTU de seu imóvel em Eusébio é pela cota única. Para que isso seja possível, faça um planejamento financeiro e mantenha uma reserva para o imposto.

Fique atento ao seu IPTU!

Como você leu até aqui, às vezes é necessário tirar a 2ª via de IPTU em Eusébio. Caso isso aconteça, não se apavore. A emissão da 2ª via é simples e é feita pela internet. Para efetuar o pagamento, imprima o novo boleto gerado e vá até uma agência da Caixa ou lotérica.

Assim, você evita dívidas em seu nome e consequências piores. Além disso, você também evita problemas em negociações imobiliárias. Portanto, mantenha seu IPTU em dia. Se você conhece alguém que precisa tirar 2ª via de IPTU em Eusébio, compartilhe este post! 😉

Deixe um comentário